top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Vereadores enaltecem o Projeto Educamais



São Bento do Sul

Projeto foi lançado pela Secretaria de Educação e tem aulas gravadas para o ensino on-line


Durante a sessão dessa segunda-feira, 26, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, sete vereadores utilizaram a Palavra Livre, e um dos destaques feitos pelos vereadores é sobre o Projeto Educamais, lançado oficialmente na última sexta-feira.

A primeira a falar sobre o projeto foi a vereadora Carla Hofmann, destacando o grande salto que a educação do município terá com a implantação desse projeto. Para ela, as futuras gerações irão colher os frutos desse projeto. Carla também agradeceu à Secretaria de Obras por atender a alguns pedidos seus feitos através de indicações. Ela também enalteceu a posse da nova presidente da JCI, Andreia Dias, e lembrou o importante trabalho desenvolvido pela entidade no município, como o projeto Oratória nas Escolas. Carla também falou sobre o dia dos Avós, comemorado nesta segunda-feira.

A vereadora Terezinha Dybas também iniciou seu pronunciamento falando da importância do projeto Educamais, citando que a educação passou por períodos difíceis devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, mas lembrou que períodos difíceis incentivam a luta por melhorias. Ela lembrou que serão cerca de 6 mil aulas gravadas que serão disponibilizadas á toda população. Ela também citou a passagem do dia dos avós.

O vereador Luiz Neri Pereira também citou a implantação do Projeto Educamais, onde a escola estará on line, frisando que hoje são mais de 600 alunos que estão assistindo as aulas de forma virtual, e que a implantação desse projeto trará mais qualidade à essas aulas. Ele falou da retirada da ilha de proteção que existia na Rua Augusto Wunderwald, aumentando o espaço para o acesso dos veículos à lateral da via, citando que haverão mais melhorias naquele local. O vereador falou ainda que está elaborando um projeto que visa legalizar os motoristas de aplicativo na cidade, porém que recebeu três denúncias de que alguns motoristas de aplicativos assediaram mulheres. Ele afirmou que as mulheres não podem ficar caladas, precisam denunciar esses motoristas.

O vereador Helio Alves apresentou várias fotos do início da pavimentação da Estrada Dona Francisca, feita na época em que ele era secretário de Obras, para provar que não foi uma obra eleitoreira. Ele citou que foram implantados 2.348 metros de drenagem, e utilizadas 1.212 toneladas de asfalto para a pavimentação da referida via. Ele afirmou que fez sua parte conforme estava no projeto de pavimentação. Helio também falou de alguns problemas em vias da cidade, como no anti-pó da rua Alto Paraguaçu, que não foi concluído pela atual gestão, e de uma ponte na Vila Schwarz, que também não foi concluída. O vereador também denunciou que existem 9 servidores da Secretaria de Obras que estão parados porque o secretário não deixa os mesmos trabalharem. Para o vereador, os problemas envolvendo o secretário de Obras e os servidores da pasta estão insustentáveis.

A vereadora Zuleica Voltolini agradeceu ao empenho do Procon em uma solicitação sua. Segundo ela, a Central de Distribuição dos Correios trabalhava no atendimento externo apenas 1:15 horas por dia, e após sua solicitação e a intervenção do Procon, passou a atender 2 horas diárias. Ela também agradeceu ao Detru pela implantação de uma faixa de pedestres na Avenida João Grossl, solicitada por ela. Zuleica também parabenizou a Secretaria de Educação pela implantação do Educamais, o que diminuirá a defasagem educacional causada pela pandemia. A vereadora também parabenizou a JCI pela posse da nova presidente, e lembrou do dia dos avós e do dia do Colono e Motorista.

O vereador Darlan Guliani afirmou ter entrado em contato com o Posto de Saúde Central, pois recebeu denúncias de que a fila de espera de eletrocardiograma estava cada dia maior, e foi informado que se o exame não for prioritário, está sendo marcado apenas para 20 de outubro. Segundo ele, com o grande número de pessoas que tiveram a covid na cidade, deve ter aumentado a procura pelo exame, mas solicitou que seja adquirido mais um aparelho para que a fila pelo exame diminua.

O último a falar foi o vereador Adriano Reinhardt, que agradeceu ao Detru pelas respostas enviadas a um requerimento de informações seu. Segundo o vereador as respostas foram feitas de forma bem clara. Ele também falou sobre a questão da pavimentação da estrada Dona Francisca, a qual, segundo ele, deve demorar para sair.

bottom of page