top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Trabalhos com acupuntura ajudam na recuperação contra Covid-19 explica a enfermeira Rita



São Bento do Sul


O tratamento de acupuntura usado para auxiliar no combate à doenças vem sendo destaque também no tratamento contra a Covid-19. O ambulatório de acupuntura é uma realidade no SUS do município desde o ano de 2010.


Com o agravamento da pandemia e o surgimento da demanda em atendimentos pós-Covid, a acupuntura demonstrou ser uma técnica eficaz no tratamento das queixas de saúde que fazem parte da síndrome pós-Covid. Essa síndrome é caracterizada principalmente pelos seguintes sintomas: Cansaço, falta de ar, dor de cabeça, suores em grande quantidade, perda do paladar e olfato, tosse, queda de cabelo, problemas digestivos, insônia, ansiedade, perda da memória, depressão entre outros sintomas.


De acordo com a enfermeira Rita de Cássia Martins, os pacientes portadores desta síndrome são priorizados nos atendimentos de acupuntura e moxabustão do município e apresentaram resultados de melhora significativa do quadro sintomático.

“As técnicas de acupuntura e moxabustão utilizadas são baseadas nas diretrizes de tratamento elaboradas pela Associação Chinesa de Acupuntura e Moxabustão (ACAM). Os sintomas tratados também são os que persistem mesmo após o término da infecção”, explicou Rita.


Os pontos de acupuntura são selecionados e manipulados com a técnica de reforço e atenuação leve, além de estimulação de pontos específicos com moxabustão, com duração de 10 minutos em cada ponto. O tratamento é realizado através de 7 sessões.

A farmacêutica e coordenadora do CEMPICS explica que todo tratamento é realizado através de encaminhamento médico ou pelos próprios enfermeiros das unidades de saúde. “Os encaminhamentos podem ser feitos nas unidades de saúde através de consulta médica, aí sim podemos prosseguir com o tratamento”, disse.


Após as sessões de tratamento, os pacientes apresentam melhora de aproximadamente 90% da intensidade dos sintomas relatados, conforme avaliação da profissional acupunturista na anamnese final.


A acupuntura também é realizada com o tratamento das feridas pela enfermeira Erica Flos, que utiliza metodologias como medida terapêutica no processo de cicatrização de ferimentos.

Participação em Congresso Sul Brasileiro

Na última sexta-feira (2), as enfermeiras responsáveis pelo trabalho de acupuntura no município participaram do II Congresso Sulbrasileiro de Práticas Integrativas.

Na ocasião, as enfermeiras Rita de Cassia Martins e Erica Flos apresentaram seus trabalhos com acupuntura no pós-covid e com tratamento de feridas, respectivamente.


As fisioterapeutas Keli Pauli e Shirlei Pickusch, junto com a farmacêutica coordenadora dos CEMPICS, Ana Prade, com auxílio da estagiária de Biomedicina Heloisa Amâncio, realizaram uma apresentação sobre a eficiência do instrumento de avaliação para mensurar o resultado do tratamento com as Práticas Integrativas oferecido no CEMPICS.


bottom of page