top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Raul Ribas Neto é o único pré-candidato a estadual do PT no Planalto Norte


Região

O ex-prefeito de Matos Costa, Raul Ribas Neto, confirmou recentemente, que será pré-candidato a Deputado Estadual por Santa Catarina pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Neto é professor, ex-vereador atuando de 2001 a 2012, ex-prefeito de Matos Costa atuando de 2013 a 2020 e ex-presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), sempre buscando melhorias e recursos para a região. “O desenvolvimento regional tem que ser o foco do nosso trabalho”, disse.


O professor colocou que, historicamente a região é a mais esquecida de Santa Catarina ao longo do tempo. Há uma deficiência de políticas públicas comparada as outras regiões do Estado e isso é um problema de representatividade política. “Nós temos que mais do que nunca, independe da questão partidária, nos unirmos para que a região do Planalto Norte, do Meio Oeste, da região aqui do Contestado tenha aquilo que é de direito. Mas nós precisamos valorizar o voto regional em pessoas que além de ser da região, tenham o comprometimento”, pontuou.


Juntas, a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (AMPLANORTE) com 13 municípios e a AMARP, com 15 municípios, totalizam um universo de 28 municípios com aproximadamente 440 mil eleitores. Atualmente a representatividade política da região se resume em apenas um Deputado Estadual. “É muito pouco, são quase meio milhão de votos”, colocou Neto, que também frisou sobre a valorização do voto.


Ele complementou que as outras regiões já fazem isso a bastante tempo e isso garante a conquista de vários recursos, o que não ocorre na região por conta da não representatividade política. Aproximadamente 80% dos recursos que são disponibilizados aos Deputados são destinados à suas regiões base, e as demais regiões ficam com o restante.


“Nós também temos que fazer esse dever de casa. A minha pré-candidatura nasceu nesse anseio. Ouvindo lideranças, ouvindo a comunidade de vários municípios, supra partidário. A nossa pré-candidatura não é uma pré-candidatura de apenas um partido político, ela é supra partidária com interesse no desenvolvimento da região”, enfatizou.


Homenagem

Ribas recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU), no Estado de São Paulo, uma honraria da entidade em 2019. O ato que o prefeito participou é conhecido como “Mérito dos Pacificadores – Forças de Paz da ONU”, que são destinadas para militares e pessoas civis que se destacam em atividades em prol, da sociedade e tem como meta levar a Paz e a pacificação em vários níveis como contra a guerra, a falta de ajuda humanitária e para o desenvolvimento social de uma cidade ou grupo de pessoas.

Contribuição da Rádio Colmeia de Porto União

bottom of page