top of page

Procon de SBS atua para conter alta na energia elétrica



São Bento do Sul

Desde o início de fevereiro, quando surgiu a informação de que a Celesc poderia aplicar reajuste de 8,14% às faturas de energia elétrica em sua área de concessão, o Procon de São Bento do Sul tem atuado com outros órgãos de defesa do consumidor de Santa Catarina para impedir a aplicação de um índice tão alto. Ainda mais no momento conturbado pelo qual passam a economia e muitas famílias devido à pandemia do coronavírus.


De acordo com o diretor do Procon são-bentense, Állison Ricardo do Prado, os órgãos de defesa consideram abusivo o índice proposto e devido a isso, agora o Ministério Público Federal ingressou com uma Ação Civil Pública para tentar anular a possibilidade de reajuste das tarifas elétricas.


O MPF pede que a Justiça impeça a aplicação do índice de 8,14%, substituindo o indexador pelo Índice de Preços ao Consumidor - Amplo (IPCA), que ao longo dos últimos 12 meses ficou na faixa de 4,5%, aproximadamente. “Eles (Celesc) estavam estudando fazer o aumento agora em fevereiro”, explica Állison.


Ainda de acordo com o diretor do Procon de São Bento do Sul, por enquanto a Celesc resolveu segurar a aplicação do reajuste, mas devido à pressão feita pelos órgãos municipais em Santa Catarina. Ele ainda conta que no dia 11 deste mês fez um requerimento de informações junto à Celesc, e no dia 17 o Ministério Público Federal então fez a Ação Civil Pública. “O momento é de cautela e não podemos permitir uma correção tão alta nas faturas de energia”, destacou Állison Ricardo do Prado.


Viviane de Vargas Miranda

Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Bento do Sul

bottom of page