top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

PROCON de Campo Alegre alerta sobre empréstimos consignados não solicitados





Campo Alegre Nos últimos dias foram registrados diversos casos de aposentados e pensionistas que receberam depósitos referentes a empréstimos consignados não solicitados. Os aposentados e pensionistas de Campo Alegre estão procurando o PROCON para relatar casos de empréstimos consignados que estão sendo creditados e debitados em suas contas bancárias sem o consentimento do titular.


De acordo com Cassiano Reiser, responsável pelo PROCON de Campo Alegre, essa situação vêm aumentado bastante nos últimos meses. Em alguns casos os valores são creditados até mais de uma vez na mesma conta. “Estamos em contato com o Procon dos municípios vizinhos, e notamos que esse tipo de situação está acontecendo em toda região. Os empréstimos estão acontecendo sem o consentimento dos aposentados e pensionistas. A conduta é considerada abusiva e na maioria das vezes, ocorre por telefone ou WhatsApp. Já estamos notificando os bancos envolvidos, e na maioria dos casos, já conseguimos resolver o problema em poucos dias” afirmou.


O PROCON recomenda que as pessoas não forneçam seus dados pessoais, CPF ou número de benéfico para nenhum tipo de pessoa física ou jurídica por meio de telefonemas ou mensagens recebidas por SMS e Whatsapp. Nestes casos, o cidadão deve procurar o Procon com seu extrato da conta e documentos pessoais. A partir deste momento, ao comprovar a irregularidade é possível aplicar multa ao banco. Logo após, é instaurado um processo administrativo, e o aposentado ou pensionista tem o direito de ingressar com ação de danos morais contra o banco.


Atendimento

Em Campo Alegre a unidade do Procon atende de segunda à sexta-feira junto a Casa da Cidadania, no horário das 8 às 17hs sem a necessidade de agendamento.

bottom of page