top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Novo espaço de atendimento para a saúde da mulher



São Bento do Sul


A partir do dia 1º de setembro, os são-bentenses contarão com mais um espaço para atendimento à saúde. O imóvel, localizado na rua Paulo Parucker, no Centro, passa por algumas melhorias para dar mais comodidade à população. O espaço também conta com acessibilidade para os pacientes, além de estacionamento gratuito.


Conforme explicou a diretora da rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Ildemara dos Santos Garcia, o espaço está dividido em dois pisos, sendo: no primeiro piso ficará o centro de atendimento à mulher e no segundo piso, o centro de tratamento e diagnóstico com ultrassom, endoscopia, eletro, teledermato e consultório de oftalmologia. “Ainda faltam algumas melhorias e trazer os equipamentos de trabalho dos profissionais desta área para cá”, explicou.


O principal objetivo a médio prazo, segundo a Secretaria de Saúde, é a reestruturação e fortalecimento da atenção básica, melhoria da assistência para diminuição de gastos e captação de recursos.


De acordo com a secretária de Saúde, Carmen Binotto, serão vários benefícios com este novo espaço, considerando a melhora dos indicadores e da assistência na saúde da mulher. “Estaremos trabalhando também para o cadastramento da unidade central como atenção primária à saúde para também estarmos captando recursos no Ministério da Saúde. Nossa prioridade é disponibilizar consultórios para o atendimento que hoje está faltando lá na unidade central, além de acabar com a fila de espera de eletro, gerada pelo aumento do número de exames pós covid e retomada das cirurgias’’, destacou.


Com o novo espaço também será possível adequar o espaço odontológico na unidade central para consultório na atenção primária com projeto de ampliação da assistência; realizar algumas adequações da vigilância sanitária, garantir espaço especializado para gestantes de alto risco e otimização das vagas existentes; reforçar o serviço de teledermato com espaço específico e redução de fila de espera pois a unidade central precisa dividir salas e, viabilização do consultório de oftalmologia.


Em relação aos custos com a casa, até o momento a Secretaria de Saúde não teve despesas, pois fez parcerias com outras secretarias e recebeu algumas doações de móveis. O valor mensal do espaço será de R$ 10 mil, porém a secretaria fez um estudo prévio, reduziu gastos de vários serviços para que esse espaço seja disponível sem o gasto a mais para este fim.

bottom of page