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  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Hospital se manifesta sobre demora no atendimento na urgência e emergência



São Bento do Sul


O Hospital e Maternidade Sagrada Família tem registrado uma demanda acima da normalidade nas últimas semanas no setor de urgência e emergência. O fato tem ocasionado um tempo de espera maior, principalmente a pacientes com diagnóstico de baixa complexidade, embora tenham sido feitos esforços extras da equipe de profissionais para garantir atendimento.

Nas últimas semanas, um número superior a 160 pessoas tem procurado diariamente a urgência e emergência. Em média, 90% dos casos acolhidos são considerados de diagnóstico pouco urgente e não urgente. Pelo protocolo vigente, são atendidos prioritariamente os casos de emergência, muito urgente e urgente.

Atualmente atuam no setor três médicos clínicos gerais e um médico pediatra. Essa estrutura cumpre o contrato de prestação de serviços estabelecido com a Prefeitura Municipal de São Bento do Sul. O tempo médio de atendimento de cada paciente também segue a determinação do Sistema Único de Saúde.

Embora possa haver um tempo maior de espera, em determinados momentos, o Hospital e Maternidade Sagrada Família assegura atendimento completo na maioria dos casos. Os pacientes, além do diagnóstico, muitas vezes realizam exames laboratoriais e de imagem logo após o exame clínico. Na sequência, recebem o tratamento adequado para resolução de seus problemas de saúde.

Protocolo de atendimento


O atendimento da urgência e emergência do Hospital e Maternidade Sagrada Família utiliza o protocolo de acolhimento e triagem indicado pela Secretaria Estadual de Saúde como ferramenta de avaliação primária de assistência ao paciente. A prioridade é do diagnóstico e não da ordem de chegada, o que possibilita atender de forma mais rápida e eficiente os pacientes com estado de saúde em maior gravidade.

Respeitando-se o protocolo, primeiramente são atendidos os casos de emergência (pulseira vermelha), muito urgente (laranja) e urgente (amarelo), além das prioridades absolutas, como as que chegam ao hospital com as ambulâncias do Samu e do Corpo de Bombeiros e das remoções inter-hospitalares. Na sequência vêm os casos pouco urgente (verde) e não urgente (azul).

No caso de pacientes acima de 60 anos de idade, entre outros priorizados por lei, o Sagrada Família respeita a legislação brasileira, em conjunto com o protocolo de acolhimento e triagem da urgência e emergência. Há prioridade no atendimento, mas dentro de sua categoria de triagem por cor.

Os atendimentos emergenciais, que ganham prioridade devido ao estado situacional de saúde do paciente, muitas vezes com risco de morte, exigem um tempo maior de dedicação dos médicos plantonistas e da equipe de enfermagem e assistencial. Geralmente incluem procedimentos mais complexos, como atenção às fraturas expostas, reanimações cardíacas e entubações, que podem demorar e até ultrapassar uma hora de atendimento.

Para os casos de atendimentos acolhidos diretamente na sala de emergência, vindos através de ambulâncias, os plantonistas precisam acompanhar os pacientes até a garantia de estabilidade do seu quadro de saúde.

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