top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Hortas Comunitárias trazem o desenvolvimento comunitário




São Bento do Sul

As Hortas Comunitárias do município visam trazer mais sustentabilidade e interação entre os participantes dos CRAS da Secretaria de Assistência Social e também à comunidade. No total, São Bento do Sul possui seis hortas que são cuidadas pelos participantes dos Centros de Referência (CRAS).


De acordo com a Assessora de Assistência Social, Schana Kaschmarsky, São Bento do Sul também poderá ser referência para implantação de hortas comunitárias em Rio Negrinho, município vizinho. “Na última semana recebemos a visita da vereadora de Rio Negrinho Alessandra Cristofolini e da professora Ivanilde Linsmeyer. As duas vieram para conhecer e adoraram o projeto, que visa trabalhar o desenvolvimento comunitário através do plantio e cultivo de plantas, verduras e demais mudas’’, explicou.


O secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum, disse que atualmente as hortas estão instaladas no Loteamento Alpestre e bairros Serra Alta, Centenário, Cruzeiro, Mato Preto e 25 de Julho. E explicou que devido à pandemia, também são enfrentadas algumas dificuldades, como, por exemplo, no Loteamento Alpestre, onde os trabalhos ainda não iniciaram. Mas já conta com alguns usuários para retomar com as atividades no começo de julho.


“As hortas contam com estufas e espaços para poder ser feito o plantio e cultivo de mudas. Além disso, elas são um complemento da cesta básica, o usuário pode levar para casa os produtos cultivados na horta para o consumo da família”, destacou Pollum.

Cada pessoa da comunidade que se interessar em participar pode procurar o CRAS mais próximo para receber orientações de como fazer o uso das Hortas Comunitárias.

Jonei Marcos Schritki

Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Bento do Sul

bottom of page