BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Expectativa é boa para edição da Feira de Natal


São Bento do Sul

Até domingo (28), 93 artesãos de São Bento do Sul expõem seus produtos na Feira de Natal. Organizada pela Fundação Cultural, o evento ocorre na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, com entrada gratuita. Mas fique atento quanto às determinações do Governo do Estado por conta da Covid-19.


Sueli Keil Koepp é uma das artesãs que está expondo seus produtos. Ela participa da feira desde a sua primeira edição e não esconde a alegria em voltar a mostrar os seus artigos, já que no ano passado, devido à pandemia, a feira não foi realizada. “Estamos todos com uma expectativa muito boa com esse retorno”, disse ela, que comercializa itens em feltro e macrame.

Quem também segue com essa mesma positividade é Clayton Roberto Zeni. Ele e sua esposa, Priscila Jaensch, participam da feira pela segunda vez e trabalham com plantas ornamentais com cachepot temático. “É uma alegria muito grande estar aqui. A expectativa é sempre a melhor”, comentou.

Rosane Kraieski Santiago Pereira, Miriã Santos Dias Demarchi, Márcia Gorte Ajuz e Júlia Gorte Ajuz são quatro artesãs que dividem o mesmo espaço da Feira de Natal e também o amor pelo artesanato. Rosane participa há 8 anos da feira e expõem produtos como guirlandas, presépios, enfeites, arranjos e costura criativa.

Já Miriã é a novata da turma. Vinda Rondônia, ela mora há dois anos em São Bento do Sul e participa da feira com itens utilizando material reciclável. São arranjos de mesa e produtos decorativos dos mais variados.

A mãe Márcia e a filha Júlia também seguem a mesma linha, produzindo peças com matérias-primas vindas de empresas moveleiras do município. “Tudo aqui é confeccionado com matéria-prima que seria jogada fora e a gente reaproveita, confeccionando peças como enfeites, bolsas, acessórios femininos”, disse Márcia.

Bonecos em pelúcia decorados e enfeites de porta são alguns dos itens que a artesã Maria Ilone Morawski Weber está expondo. Para ela, que participa há 3 anos da feira, o momento é de expectativa pós pandemia. “Estamos ansiosos aguardando os visitantes”, comentou.

Quem também aguarda a visita de diversas pessoas na feira é a artesã Alessandra Massuci. Ela está expondo bolsas e acessórios femininos e fala sobre a importância do evento não apenas para vender seus artigos, como para contatos futuros. “A feira é uma oportunidade para fazermos contatos, conhecer pessoas e trocar experiência. Tudo aqui é confeccionado com muito amor e carinho e esperamos que as pessoas venham prestigiar o nosso trabalho”, convidou.

Programa-se

A Feira de Natal funciona de quarta a sexta-feira, das 13 às 21 horas, e no sábado e domingo das 10 às 20 horas.

Para prestigiar a feira, algumas determinações do Governo do Estado deverão ser seguidas, por conta da Covid-19.

São elas:

Para o público com 18 anos ou mais de idade: comprovante de vacinação completa (duas doses ou dose única de vacina contra a COVID-19) ou apresentação de laudo de exame RT-qPCR realizado nas últimas 72 horas ou de Pesquisa de Antígeno para SARS-Cov-2 por swab realizado nas últimas 48 horas com resultado "negativo, não reagente ou não detectado";

Pra o público com 12 a 17 anos de idade: comprovante de vacinação com registro de pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19 ou apresentação de laudo de exame RT-qPCR realizado nas últimas 72 horas ou de Pesquisa de Antígeno para SARS-Cov-2 por swab realizado nas últimas 48 horas com resultado "negativo, não reagente ou não detectado";

Para os menores de 12 anos de idade não será exigido comprovante de vacinação ou testagem, desde que estejam acompanhados de pais ou responsáveis, devendo permanecer em espaços sem aglomeração, mantendo distanciamento e cumprindo as regras de uso de máscaras, com exceção dos casos previstos em lei.

Durante todo o período da feira, os artesãos e público devem seguir as normas das portarias de cuidados sanitários em vigor, mantendo principalmente o uso contínuo da máscara e higienização constante das mãos com álcool em gel.