top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Estado impõe novas regras sobre testagem de Covid



Estado/São Bento do Sul

Os municípios do Estado de Santa Catarina receberam uma nova determinação da Secretaria de Estado da Saúde que impõe novas regras sobre os testes de Covid-19 aplicados na população.

De acordo com o documento, em virtude da alta demanda de exames laboratoriais para o diagnóstico da Covid-19 no momento e devido a escassez de insumos para a realização desses exames, ressalta-se a necessidade de uso racional dos testes, seguindo recomendação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), de forma a priorizar o seu uso para as seguintes situações:

  • Todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que necessitem de hospitalização;

  • Pacientes com sintomas respiratórios que estejam nos grupos de risco para agravamento da doença (idosos, gestantes, puérperas, portadores de comorbidades);

  • Profissionais de saúde com sintomas respiratórios (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho);

  • Triagem de pacientes que precisam ser hospitalizados por outros motivos;

  • Profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais e presenciais, como profissionais de segurança (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho).

De forma complementar, no momento atual, a realização de testagem não é recomendada para as seguintes situações:

  • Em indivíduos assintomáticos (inclusive contatos);

  • Como requisito para sair do isolamento;

  • Como pré-requisito para participação em eventos ou estabelecimentos que exijam

Essas recomendações deverão ser seguidas até o momento que a disponibilidade de testes seja regularizada, ocasião em que novas orientações serão encaminhadas para os municípios.

O documento também relata que a decisão também é consequência do cenário epidemiológico da Covid-19 no Estado, no qual foi identificado um aumento de 208% no número de casos ativos em circulação em apenas uma semana, a DIVE/SC está reavaliando os critérios de distribuição desta remessa, que levará em consideração o número de casos, assim como as notificações dos testes distribuídos nos sistemas oficiais e o critério populacional. Os testes serão distribuídos a partir do momento que forem entregues para a SES.


Informações: Secretaria de Estado da Saúde


Assessoria de Comunicação

Prefeitura de São Bento do Sul

bottom of page