BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Escolas terão auxiliares de serviço terceirizadas a partir desta quarta-feira



São Bento do Sul

Nesta terça-feira (13), o prefeito Antonio Tomazini realizou a assinatura do contrato com a empresa responsável pela limpeza de nove unidades escolares da rede municipal. Além da contratação dos funcionários por parte terceirizada, a empresa também fornecerá todos os EPIs, produtos de limpeza e também uniformes para estes profissionais.


De acordo com o secretário de Educação, Josias Terres, neste primeiro momento as escolas que terão os funcionários terceirizados serão: EBM Denise Harms; EBM Antonio Treml; EBM Hercílio Malinowsky; CEIM Nosso Mundo; CEIM Algodão Doce; CEIM Peter Pan; CEIM Pingo de Gente; CEIM Castelo Encantado e CEIM Pica Pau. “Algumas escolas não tinham nenhum profissional da área disponível. Desta forma conseguimos agilizar o serviço e também gerar empregos, pois todas as funcionárias contratadas são daqui da cidade”, enfatizou.


Josias também explicou que atualmente há concurso para o cargo de auxiliar de serviços vigente até junho de 2022 na prefeitura, onde restam 17 candidatos aprovados e nesse momento, 10 serão destinados para a Secretaria Municipal de Educação, caso assumam o cargo. Sendo assim, mesmo com a terceirização de 36 funcionárias, ainda existe a defasagem de 21 vagas de auxiliar de serviços para as unidades e mesmo com o chamamento de 10 aprovados de concurso, ainda há a defasagem de 11 vagas que serão chamados do seletivo que será publicado o edital nos próximos dias.


“Muitas pessoas desistem da vaga devido o salário não atender as expectativas e também diante de outras oportunidades no mercado de trabalho, gerando assim alta rotatividade. No último processo seletivo somente teve 5 aprovados e apenas 3 assumiram a função. Importante destacar que a mão de obra desses profissionais é escassa e estamos realizando o terceiro processo seletivo para esse cargo, pois já chamamos todos os aprovados e ainda assim não conseguimos suprir a demanda das escolas até o momento.


A terceirização será uma experiência positiva para a rede de ensino, onde a empresa terá que suprir a ausência desses profissionais contratados por ela em caso de atestado médico, faltas entre outros. Nessa época de pandemia as demandas de limpeza das unidades aumentaram significativamente, inclusive para atender as exigências dos Plano de Contingência”, explicou o secretário de Educação.


Para o prefeito Antonio Tomazini, a agilidade da Educação para suprir a necessidade de profissionais para a área é importante, principalmente porque todas as escolas precisam estar muito bem higienizadas. “Estamos ainda em momento de pandemia e a higiene é essencial. Nossas escolas precisam estar sempre preparadas para melhor atender nossos alunos e com a contratação desses novos colaboradores teremos mais segurança também na saúde dos alunos.


Parabenizo também a empresa pela contratação dos profissionais aqui do município, fazendo a economia girar em São Bento do Sul”, disse o prefeito.

Ao todo, serão 36 auxiliares de serviços que atuarão nas nove unidades da rede municipal, sendo disponibilizado quatro profissionais para cada unidade.

O vereador Luiz Neri Pereira (Magrão) participou do ato e parabenizou a administração pela iniciativa, prezando pelo melhor atendimento aos alunos da rede de ensino.

Encontro com profissionais

No início da tarde um encontro foi realizado com todas as profissionais que atuarão nas escolas, contando também com a participação das diretoras das escolas e representantes da empresa ganhadora da licitação e responsável pela higienização das unidades.