BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Encceja: Edital com data de aplicação de prova é divulgado



São Bento do Sul


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União, o edital sobre o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. As inscrições começam em 11 de janeiro de 2021 e vão até o dia 22 do mesmo mês. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 25 de abril de 2021.


Podem se inscrever jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade recomendada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.



De 14 a 20 de dezembro, interessados em fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ( ENCCEJA) 2021 devem justificar suas ausências na edição de 2019 do exame, se for o caso. Vale destacar que a justificativa dos inscritos que não compareceram à realização das provas do Encceja 2019 é obrigatória para a inscrição no Encceja 2020, como prevê o Edital n.º 32, de 7 de maio de 2019.

Do mesmo modo, o participante que não comparecer à aplicação das provas de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para a edição de 2020 deverá justificar a ausência, se quiser fazer nova inscrição na edição de 2021 do exame. É importante lembrar que, nesse caso, a justificativa de ausência deverá ser realizada de acordo com as regras estabelecidas no edital do Encceja 2021.


Caso não justifique a ausência na edição anterior ou tenha a solicitação de justificativa reprovada, o inscrito deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40, por meio de GRU Cobrança, que poderá ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.


Inscrição - O período das inscrições ocorre de 11 a 22 de janeiro de 2021, pelo site www.enccejanacional.inep.gov.br. Para inscrição, o estudante precisará do CPF, número de celular, e-mail (importante: não alterar os contatos durante o processo de início até o resultado final do exame) e é solicitado que indique a cidade onde o estudante realizará o exame.


Os locais mais próximos para realização das provas: Joinville (SC), Jaraguá do Sul (SC), Mafra (SC); Mandirituba (PR), Fazenda Rio Grande (PR), Curitiba (PR), Pinhais (PR) entre outras que poderão optar no momento da inscrição.

A inscrição e realização das provas são gratuitas. Já a alimentação, transporte e outros gastos são de responsabilidade dos inscritos.


Mais informações com José Marcos na Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3635-1014 ou na Escola Municipal de Jovens e Adultos (EMEJA), no número 3635-1302.


Encceja – O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos foi realizado, pela primeira vez, em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada.

O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.


Viviane de Vargas Miranda

Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Bento do Sul