BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Educação: Rede municipal volta a ter aulas 100% presenciais



São Bento do Sul

De acordo com o novo decreto do Estado de Santa Catarina n° 1.408, os municípios podem retomar 100% das atividades presenciais na rede de ensino tanto pública quanto particular.

Em São Bento do Sul, a rede municipal irá seguir a portaria do Estado nº 1967, bem como o Plano de Contingência Escolar (PlanCon). A portaria regulamenta as atividades presenciais com organização de 100% também para o período integral da educação infantil.


Cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação

A partir de 16/08 - 100% presencial para o 6° ao 9° ano

A partir de 16/08 - 100% presencial e integral para o Pré 2

A partir de 23/08 - 100% presencial para o 1° ao 5° ano

A partir de 23/08 - 100% presencial e integral para o Pré 1

A partir de 30/08 - 100% presencial e integral para o Maternal 1 e 2

A partir de 06/09 - 100% presencial e integral para o Berçário

O secretário de Educação, Josias Terres, explicou que nessa nova portaria publicada pelo Estado, as cidades terão que se adequar a algumas novas regras como:

  • O raio de 1 a 1,5 m de distanciamento entre os estudantes;

  • Nos espaços de alimentação escolar, deverá ser respeitado o distanciamento de 1,5 m obrigatoriamente;

  • Deverão, prioritariamente, exercer suas atividades de ensino de forma remota os estudantes que se enquadrarem nas seguintes condições: (gestantes e puérperas; obesidade grave; asma; doença congênita ou rara ou genética ou autoimune; neoplasias; imunodeprimidos; hemoglobinopatia grave; doenças cardiovasculares; doenças neurológicas crônicas e diabetes mellitus.

“Cabe ressaltar que todas as escolas deverão continuar com todas as normas sanitárias já enquadradas nesta portaria. Como o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel entre outras medidas. Todas as escolas já receberam o comunicado. Os pais que tiverem alguma dúvida podem procurar a unidade escolar do seu filho ou a secretaria”, enfatizou o secretário de Educação.Josias também destacou sobre o número de profissionais de educação que já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra covid-19. “Temos, até o momento, 1.430 profissionais vacinados dos 1.489. Lembrando que os que ainda não se vacinaram estão apenas aguardando liberação médica para poder receber a imunização”, explicou.


A diretora do Departamento de Ensino da Secretaria de Educação, Tatiane Alves, também explicou sobre o funcionamento da Escola Digital. “O aluno poderá permanecer no atendimento 100% online, porém os pais ou responsáveis devem apresentar o atestado médico de comorbidade e estar seguindo todos os critérios pedagógicos do processo de ensino e aprendizagem”, disse.