• Vilmar Bueno, o ESPETO

Educação promove plantão em CEIMs



São Bento do Sul


E nos primeiros dias apresentaram número bem inferior de alunos que solicitaram atendimento


Desde o dia 05 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação está promovendo o Plantão de educação Infantil em quatro polos da rede municipal de ensino para atender os alunos.

O atendimento acontecerá nas três primeiras semanas do ano, iniciando no dia 05/01/2022 e finalizando no dia 24/01/2022 nos polos. A partir do dia 25/01/2022 até o dia 04/02/2022, as crianças serão atendidas em regime de plantão nas unidades de Educação Infantil que frequentam regularmente até o início do ano letivo 07/02/2022.

O levantamento do quantitativo de crianças que necessitariam de plantão foi realizado em dezembro, onde os pais manifestaram a necessidade do atendimento em plantão que não é pedagógico, mas sim um atendimento específico para auxiliar os pais que estão trabalhando e precisam desse atendimento dos filhos.

Conforme levantamento realizado pelo Departamento de Ensino da SEMED, no primeiro dia de plantão 05/01, por exemplo, das 525 crianças que estavam previstas para comparecer nos plantões apenas 174 frequentaram um desses 4 polos de atendimento, número considerado extremamente baixo. Nos próximos dias também será realizado o levantamento para acompanhar a frequência do atendimento realizado.

Conforme destaca o Secretário Municipal de Educação Josias Terres “o plantão nas unidades de educação infantil envolve muito trabalho de reorganização dos profissionais nessa época de férias, alimentação e toda uma logística para funcionamento. Muitos pais acabam afirmando que vão levar os filhos no plantão, mas na realidade não comparecem o que ocasiona muitos transtornos quando pensando em recurso público”, disse.

A diretora de ensino Tatiane Alves afirmou que “estamos nos empenhando ao máximo para gerir toda a logística de atendimento das crianças que estão frequentando o plantão. No entanto, ficamos decepcionados com o baixo número de crianças que estão sendo atendidas em relação as que se inscreveram, pois há toda uma organização de profissionais que por vezes acabam ficando ociosos nos casos das turmas com poucos alunos”, disse.