• Vilmar Bueno, o ESPETO

Ecoparque do Samae será entregue no sábado



São Bento do Sul

O presidente do Samae de São Bento do Sul, Fridolino Van Den Boom, e a equipe da autarquia, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira, com representantes da imprensa, onde foi apresentado aos presentes, as obras já finalizadas do Ecoparque do Samae, construído junto a Avenida dos Imigrantes, cujas instalações serão entregues oficialmente a comunidade, no próximo sábado, às 10 horas. Também prestigiaram o evento, representantes da Polícia Militar e o secretário de planejamento, Luiz Claudio Schuves.

Na ocasião o presidente do Samae falou sobre o projeto da implantação do Ecoparque, que procurou integrar o local, com a natureza e a comunidade, que poderá ser frequentado por pessoas desde os cinco anos até a terceira idade e pessoas com deficiência, até o seu pet, pois possui toda a estrutura, de acessibilidade, mobilidade e conforto, com brinquedos e locais de lazer, esporte de última geração. Bem como, o compromisso social, e de educação ambiental.


No local ainda será construído uma passarela, que vai dar acesso a nova sede do Samae, onde vai ligar o Ecoparque a um jardim suspenso na sede do Samae. Onde no local, haverá 110 vagas de estacionamento, para os frequentadores do local.

A construção e idealização do Ecoparque, foi indicação do vereador e servidor do Samae, Marco Reclich. O secretário de planejamento, Luiz Claudio Schuves, também informou que numa segunda etapa o local ainda vai receber um chafariz.




As etapas da criação do Ecoparque

O Parque do SAMAE, antigamente denominado de Parque Florestal do SAMAE iniciou suas atividades no ano de 2010 com a abertura da trilha, que percorre o interior do local, com 1 quilômetro de extensão e a implantação da academia ao ar livre.

Hoje o local muda sua denominação para Ecoparque SAMAE, pois a autarquia foi incumbida de nova função em sua lei de criação, abrangendo a questão da educação ambiental e suas vertentes relacionadas à proteção da saúde e do meio ambiente da cidade.

O projeto de revitalização e expansão do Ecoparque teve sua história iniciada com uma indicação realizada pelo Vereador Marco Rodrigo Redlich, na Câmara, na qual sugeriu a utilização do espaço antes utilizado somente para estacionamento, para implantação de novas áreas temáticas, relacionadas com o lazer, o esporte, a saúde e, principalmente para contemplar as ações de educação ambiental que a autarquia passa a desenvolver.

Contando com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, o projeto de expansão tomou forma e passou a ser implantado pelo SAMAE, contemplando diversos tipos de públicos:

- Implantação de playgrounds para crianças de todas as idades, com brinquedos tradicionais e também brinquedos que remetem à ensinamentos educacionais que serão desenvolvidos durante visitas realizadas em parceria com as escolas do município. Há brinquedos como o “Gira gira planeta terra”, mostrando o delicado equilíbrio de nosso planeta, assim como o “ponto de equilíbrio” que remete a ações necessárias que devem ser tomadas por cada um de nós em relação ao meio ambiente e sua preservação. No playground kids o piso aplicado é emborrachado, fazendo do parque o primeiro local do município à contar com essa tecnologia, que absorve impactos e gera segurança. Outro destaque dessa nova área do Ecoparque é o Balanço Exclusivo para Cadeirantes, trazendo a questão da importância da acessibilidade e inclusão em evidencia e destaque.

- Implantação de dois lagos interligados, com túnel de água formado por chafarizes. A passagem do público acontecerá tanto por cima do lago através de ponte metálica, assim como por baixo do túnel de água formado pelos jatos dos chafarizes. Esse ponto também se destacará nas ações educativas do Ecoparque, com relação à temática da água e sua importância para a vida de todos nós.

- Implantação do Parcão, local destinado para cães e seus donos, fazendo com que o Ecoparque possa disponibilizar um espaço ao ar livre para os pets de nossa cidade. O local conta com obstáculos para treinamento dos animais inclusive.

- Implantação da Área Multiuso com pista de Skate, BMX e Patinação. Nesse local foram disponibilizados obstáculos móveis para a realização de manobras pelas diversas modalidades atendidas. O local é Multiuso pois, durante a realização de grandes eventos, poderá ser transformado em praça de alimentação, recebendo 3 Food Trucks na mesma área. Vale ressaltar que a implantação dos obstáculos, assim como a rampa 45° foram acompanhadas pelos praticantes da modalidade.

- Implantação da Quadra de basquete 3 x 3. Quadra cercada, disponível para a disputa da modalidade de basquete 3 x 3.

- Implantação da Quadra de Vôlei de Areia. A Quadra, cercada, estará disponível, tanto para a realização de partidas de Vôlei de Areia como de Futvôlei.

- Adequação do antigo horto para implantação de vestiários e banheiros. Junto à nova área esportiva do parque, foram disponibilizados novos banheiros e vestiários para atender as demandas dos frequentadores. Além do masculino e feminino, o banheiro e vestiário acessível também foi implantado.

- Construção do quiosque, concedido através de concorrência pública para exploração privada, garantindo que os frequentadores do Ecoparque do SAMAE, assim como aqueles que utilizam a Avenida dos Imigrantes, possam ter acesso à alimentação.

Todos esses novos itens se juntam à ampliação e cobertura da academia da melhor idade, fase já implantada e entregue ainda no ano de 2019.

O SAMAE de São Bento do Sul, com a entrega desse projeto de expansão do Ecoparque, firma seu compromisso social e educacional com a população de São Bento do Sul, informando ainda que toda a utilização do local é gratuita e passará a estar disponível para a comunidade a partir do dia 26 de setembro de 2020, próximo sábado.