• Vilmar Bueno, o ESPETO

Deputado Krelling garante recursos para Laboratório de Inovação



São Bento do Sul

Projeto pretende criar soluções inovadoras para a gestão pública

Na tarde desta quinta-feira, 05, o deputado estadual Fernando Krelling (MDB) esteve reunido com a presidente do Legislativo, vereadora Carla Hofmann, e com a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andrea Tamanine. A reunião ocorreu na Câmara de Vereadores.

Na ocasião, Andrea apresentou ao deputado o projeto de implantação do Laboratório de Inovação, o qual deve ser implantado pela atual administração na Prefeitura. Fernando se comprometeu a destinar R$ 250 mil, através de parceria com algum fundo existente, ou se não conseguir, através de emenda parlamentar, para a implantação do projeto.

Sobre o Projeto

O Laboratório de Inovação é um importante instrumento instituído pela Lei nº 14.129/2021, que pode ser criado pelos entes federativos como espaços abertos à participação e contribuição da sociedade para o desenvolvimento e experimento de soluções inovadoras para a gestão pública, a prestação de serviços públicos, o tratamento de dados produzidos pelo poder público e a participação do cidadão no controle da administração pública.

Os laboratórios terão como diretrizes, dentre outros, a promoção e experimentação de tecnologias abertas e livres, o incentivo à inovação e o apoio ao empreendedorismo inovador e fomento a ecossistema de inovação tecnológica direcionado ao setor público. A preparação para este laboratório está em andamento com o Projeto INOVA JUNTOS, conduzido pela Confederação Nacional de Municípios e será incorporado às ações do Centro de Inovação.

Rotary entregou mais um ponto do Leitura para Todos

Projeto leva livros para os postos de saúde do município

Na tarde desta sexta-feira, 06, a presidente do Legislativo são-bentense, vereadora Carla Hofmann, participou da solenidade de entrega de mais um espaço “Leitura para Todos”, na ESF 5 do bairro Cruzeiro, projeto encabeçado pelo Rotary Club São Bento do Sul – Cidade dos Móveis, e que prevê a montagem de espaços de leitura em postos de saúde do município.

Segundo a coordenadora do projeto, Simone Grossl, este é o 5º espaço entregue à comunidade. Antes dele, o bairro Centenário recebeu dois espaços, Mato Preto e Urca um cada. “Temos que estimular a leitura de nossa população”, destacou Simone.

O local recebeu dois espaços, um com livros para adolescentes e adultos, e um para crianças, em um espaço decorado e com brinquedos. “A pessoa pode pegar o livro e levar para casa, devolvendo quando terminar a leitura dele”, complementou Simone. Para o empréstimo dos livros não é necessário assinar nenhum documento ou fazer nenhum tipo de cadastro.

O presidente do Clube de Serviços, Fredolin Glatz, conhecido como “Moti”, falou da importância desse projeto, levando mais cultura e educação aos bairros, e lembrou que a intenção é instalar o espaço “Leitura para Todos” em todos os bairros. “Só não conseguimos devido as restrições impostas pela pandemia” citou.

A vereadora Carla Hofmann destacou a importância do projeto para a comunidade local. “Temos que incentivar as pessoas a lerem cada vez mais”, afirmou. Ela se comprometeu a doar livros que contam a história do Legislativo são-bentense para o projeto do Rotary.