top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Deputada Paulinha apresenta projeto que cria turismo de base comunitária em SC



Estado Uma iniciativa inovadora da deputada Paulinha começa a ser desenhada no Parlamento. Foi protocolado um projeto lei, de autoria da parlamentar, que quer instituir em Santa Catarina uma política de turismo de base comunitária, com o objetivo de democratizar o acesso ao turismo no Estado.

Para entender a sua importância, vale destacar que o desenvolvimento do turismo de forma sustentável é uma das principais marcas do turismo comunitário, além de ser uma modalidade que surge em resposta as mudanças do perfil do turista contemporâneo, que busca além do lazer, agregar conhecimentos por meio de novas experiências com valores culturais e naturais oriundos de comunidades que preservam a sua originalidade. Um exemplo de Turismo de Base Comunitária no Brasil são as vivências em comunidades indígenas, que vem ganhando espaço principalmente no turismo na Amazônia. Cada vez mais os viajantes buscam formas mais verdadeiras e sustentáveis de conhecer a maior floresta tropical do mundo.

Como bem explica o artigo primeiro do projeto, o turismo de base comunitária tem como meta democratizar o acesso ao turismo no Estado de Santa Catarina. A deputada explica que turismo de base comunitária é aquele que incorpora valores do bem viver, do bem comum, da economia solidária e do comércio justo.

Ela destaca que esse tipo de turismo de resgate pode ser realizado em comunidades e terras indígenas, quilombolas; de pescadores artesanais, de unidades de conservação, de favelas entre outros. “Queremos que o turismo de Santa Catarina desperte para essa nova modalidade do setor, que ganha cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo”, avalia a deputada.

Valquiria Guimarães Assessoria de Comunicação Deputada Paulinha 048 991047676

bottom of page