top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Câmara apoia o setembro amarelo



São Bento do Sul

Setembro se inicia e com ele a Campanha do Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção do Suicídio.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. Quanto a tentativas, a cada 3 segundos uma pessoa atenta contra a própria vida. Estima-se que aproximadamente um milhão de óbitos por suicídio são registrados no mundo todos os anos. No Brasil os casos passam de doze mil, porém os números são bem maiores por conta das subnotificações que ainda são uma realidade no país.


96,8% desses casos estão relacionados a transtornos mentais, como depressão e transtorno bipolar. Devido a dados tão preocupantes, a Saúde Mental se torna um tema importante de discussão na Saúde Pública.


Por isso, a campanha Setembro Amarelo busca conscientizar a população sobre a importância da identificação e tratamento corretos das doenças mentais, visando contribuir para a redução desses números alarmantes, falando sobre suicídio de maneira responsável e com base em informações corretas.


Em São Bento do Sul, pode-se buscar ajuda por meio do CAPS e unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos, Centros de Saúde), NAVI – Núcleo de Apoio à Vida de São Bento do Sul, que neste mês irá promover uma série de debates junto a escolas e entidades que tenham interesse em discutir o tema, além do Centro de Valorização da Vida - CVV por meio de ligação gratuita pelo número 188 ou pelo site www.cvv.org.br.

Para entrar em contato com o NAVI para agendar palestras, debates ou pedir ajuda pelo e-mail navifalandodesuicidio@gmail.com

bottom of page