top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Cultura e os reflexos da pandemia


São Bento do Sul


A prefeitura municipal, através da Fundação Cultural, iniciou o ano de 2021 com uma gama de atividades culturais a serem desenvolvidas, principalmente para as comemorações de Páscoa. Infelizmente, o triste cenário atual decorrente da pandemia, traz uma série de restrições e impedimentos, que ocasionaram a revisão dos planos de ação bem como muitas delas tiveram que ser descartadas pelo menos neste primeiro momento.

Mas o setor por sua vez, adequando-se ao que o momento requer, traz ideias e soluções para que épocas especiais como a Pascoa não passem em branco. Por exemplo, a decoração que seria feita na praça Jardim dos Imigrantes serão alocados para espaços de trânsito, para evitar aglomerações. Paralelo a isso, uma grande campanha está sendo realizada junto a população, para que cada um decore sua casa ou comércio e monte a sua própria Osterbaum (árvore de Páscoa).

Aqueles que desejarem publicar sua decoração podem enviar fotos para o whatsapp da Fundação Cultural: 47 9 9183-1764. Já são várias pessoas participando da campanha “Páscoa Viva!’, as fotos estão sendo postadas na página do Facebook da Fundação. Outras atividades culturais envolvendo música, folclore e demais manifestações culturais que estavam previstas para este período, terão que aguardar. São inúmeros os projetos neste sentido com o intuito de divulgar todos os nichos culturais e dar espaço aos artistas locais. Mas infelizmente, por enquanto, não serão realizadas.

Com relação a tradicional Feira de Pascoa, que prestigia o trabalho dos artesãos de São Bento do Sul, infelizmente este ano não poderá ser realizada. Segundo o novo decreto municipal Nr. 0252 de 11/03/2021, no seu parágrafo Artigo 2o . Ficam proibidos eventos sociais de qualquer natureza, onde incluemse as feiras. Sabemos do empenho de todas as pessoas que participariam deste evento.

A Fundação Cultural ainda frisa que, diante de melhora no cenário pandêmico, as ações a serem realizadas vão atingir crianças, jovens, adultos e terceira idade com atividades no grande universo cultural que o município traz. Exemplo disso, é o projeto DiverCIDADE Cultural que traz em seu conteúdo música, dança, teatro, entre outros. Dinâmico, o projeto será de aprimoramento e engajamento contínuo, envolvendo toda classe artística e cultural em eventos com datas e locais aleatórios, distribuídos em todos os bairros da cidade.


Atenciosamente Fundação Cultural de São Bento do Sul.

bottom of page