BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Cooperativismo é tema de palestra na Semana dos Núcleos



São Bento do Sul

O Núcleo Regional de Cooperativas da Associação Empresarial (Acisbs) realizou na noite de terça-feira, 09/11, a palestra ‘Cooperativismo: a solução econômica do mundo moderno’, com Adelino Sasse, na Promosul. O evento fez parte da programação da Semana dos Núcleos, que segue até sexta-feira, dia 12/11.

O presidente da Acisbs, Júlio César Teixeira fez a abertura do evento e destacou o dia 09 de novembro, data de aniversário de fundação da entidade. “Chegar aos 64 anos demonstra a força dos núcleos empresariais no associativismo. Os grupos são um braço forte da Acisbs, que juntos, potencializam o empreendedorismo na nossa cidade e região. O Núcleo de Cooperativas é o mais novo, e em pouco tempo, com agilidade e expertise, tem contribuído para despertar cada vez mais o espírito de união”, destacou.

O coordenador do Núcleo, Uwe Stortz, conta que o objetivo do evento foi falar como o modelo de negócio, o cooperativismo, interfere nas comunidades. “A palestra nos fez entender que o modelo ideal é aliar governança, sustentabilidade e economia, todos em harmonia e forma integrada. Sozinhos eles não evoluem”.

O palestrante Adelino Sasse, diretor da Viacred, abordou o tema ‘Cooperativismo, a solução econômica do mundo moderno’. Sasse falou sobre o impacto de modelos de negócios infinitos na nossa vida, dando exemplos de marcas, como a Microsoft e a Apple. O palestrante também falou da nova economia, onde a palavra de ordem é disruptura. E lançou perguntas à plateia: “Quais são as ações que podem preparar melhor as pessoas para se adaptarem às transformações? Na empresa que você atua, o olhar é para a nova ou a velha economia? Qual será sua a primeira ação para transformar seu contexto num modelo de gestão por propósito?”.

Sobre modelos de gestão e liderança, Sasse comentou tópicos como: a necessidade de ouvir os colaboradores e os cooperados; de ter um planejamento estratégico com a participação de todos os colaboradores; de contar com métodos de conexão e aprendizagem coletiva.

Para deixar a noite mais especial, o nucleado Sandro Junkes, da Unicred, apresentou um vídeo com a música Motor Coop, a vida é o presente, criada em fevereiro de 2021. A letra foi escrita há mais de 30 anos pelo CEO da Unicred União, Marcelo Vieira Martins, em conjunto com o músico Terence Martinelli.

O Núcleo - foi criado em dezembro de 2020, e reúne 07 cooperativas de diferentes segmentos, com o objetivo de difundir e fortalecer o cooperativismo; além de promover a intercooperação com o interesse na comunidade.

O cooperativismo é um movimento que vem conquistando novos cooperados e ampliando sua força como agente de desenvolvimento econômico e social na microrregião. Participam do Núcleo, as cooperativas: Civia, Sicredi, Unimed Planalto Norte, Sicoob, Cresol Vale Europeu, Cresol São Bento do Sul e Unicred.

Levantamento - Lançado neste ano, em junho, o Levantamento Socioeconômico das Cooperativas do Alto Vale do Rio Negro de Santa Catarina, traz dados de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho, e aponta que 30% da população faz parte de uma cooperativa. Juntas, as cooperativas da microrregião possuem 218 colaboradores, 19 postos de atendimento e 43.695 cooperados (dados de dez/20).

Semana dos Núcleos – durante toda a semana, até sexta-feira, 12/11, a Acisbs conta com uma programação especial da Semana dos Núcleos. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Acisbs, acontece a Campanha de Lixo Eletrônico - Apoio SBS Reciclagem.

Na quinta-feira, dia 11/11, às 19h, no auditório e pátio Acisbs, acontece o Workchopp - Palestra e Confraternização com chopp e música ao vivo. Palestra - Inovação e Criatividade com Djouzi Jaqueline Schulz Américo. Realização: Núcleo de Jovens Empreendedores e patrocínio Grupo Fiscall Soluções e Sicredi. Ingressos esgotados.

Fechando a Semana dos Núcleos, no dia 12/11, às 19 horas, no auditório da Acisbs, o Núcleo da Qualidade e Produtividade realiza a apresentação e premiação do Prêmio NQP de Ideias de Melhorias. Patrocínio Civia, com transmissão online.

Mais informações: jaqueline@acisbs.org.br ou leandro@acisbs.org.br.