top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

CooperAlfa se instalará em Rio Negrinho



Rio Negrinho


Cooperativa já alugou espaço para instalação de agropecuária e comprou terreno para uma unidade de recebimento de grãos


Ainda no primeiro semestre de 2021 a CooperAlfa contará com uma nova filial em Rio Negrinho. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo supervisor de filiais da cooperativa, Alcidir Andolfato, durante visita ao gabinete do prefeito Julio Ronconi. Além de uma agropecuária completa, a CooperAlfa construirá na cidade uma unidade de recebimento de grãos, que atenderá a sete municípios da região.


Durante a reunião, Alcidir destacou o empenho do prefeito Julio Ronconi para que a cooperativa viesse para a cidade. Ele lembrou que além de outros contatos, há quatro meses Julio, acompanhado do empresário Renato Münch (presidente da Câmara Técnica da Indústria e Comércio, do programa de Desenvolvimento Econômico Local - DEL), estiveram em Chapecó entregando um plano de atração de empresas para Rio Negrinho. “Essa visita do Julio e do Renato foram fundamentais para a CooperAlfa vir para Rio Negrinho”, observou Alcidir.


O supervisor informou ainda que a cooperativa já adquiriu um terreno às margens da BR 280, no acesso à empresa Battistella, onde instalará uma unidade de recebimento de grãos, com secador e silo. A área adquirida compreende um total de 60 mil metros quadrados e terá capacidade para atender sete municípios da região. “Essa unidade beneficiará não só Rio Negrinho, mas toda a região. E toda a renda ficará na cidade”, explicou Alcidir.


Para a instalação do silo, cujo projeto começou a ser elaborado, deverão ser investidos em torno de R$ 30 milhões, e a previsão é de faturamento anual de R$ 70 milhões. “Será uma unidade moderna, para atender aos agricultores da região” explicou Silvio Moterle, que é gerente da unidade de Mafra e que também esteve presente na visita a Rio Negrinho.


Agropecuária completa

Além da cerealista, a CooperAlfa instalará em Rio Negrinho uma agropecuária completa, com insumos, sementes, fertilizantes, entre outros. Ela ficará localizada no acesso ao bairro Industrial Norte, e o galpão já foi alugado. “Nossa previsão é inaugurar essa loja até abril. Já estamos vendo todo o mobiliário necessário”, explicou Alcidir. Nessa unidade, a previsão é que 12 empregos diretos sejam gerados inicialmente. “Já considerando toda a equipe de assistência técnica”, complementou Alcidir.


Para o prefeito Julio Ronconi, é uma grande satisfação receber uma empresa do porte da CooperAlfa em Rio Negrinho. “Já vínhamos mantendo contato há mais de um ano e há quatro meses fomos à Chapecó, na sede da empresa, formalizar a carta de intenções de Rio Negrinho”, explicou ele, que na viagem foi acompanhado do empresário Renato Münch. “O Renato nos ajudou bastante nesse processo, e quero agradecer a ele também pelo empenho”, frisou o prefeito, lembrando que o empresário é presidente da Câmara Técnica da Indústria e Comércio do DEL.


Julio lembrou ainda da importância de uma cerealista para Rio Negrinho. “Ela será um grande avanço para o agronegócio não só da nossa cidade, mas de toda a região. Hoje os agricultores tinham que levar sua produção para Mafra e, com a cerealista aqui, isso não será mais necessário. Sem contar em toda a movimentação econômica que a cidade passará a contar”, destacou o prefeito. A visita ao gabinete contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores Luciano Alves, e do secretário de Desenvolvimento Econômico Roger Marcondes Carvalho.


bottom of page