BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Contorno Norte tem Licença Ambiental Prévia liberada pelo IMA



SÃO BENTO DO SUL


Mais uma etapa foi vencida para a abertura do Contorno Norte com a liberação da Licença Ambiental Prévia por parte do IMA - Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, ocorrida na noite desta segunda-feira.


Com o documento em mãos, a equipe da Secretaria de Planejamento iniciou logo cedo os trabalhos para dar prosseguimento aos trâmites em busca da Licença Ambiental de Instalação - LAI, documento necessário para que o trecho do Contorno Norte seja definitivamente aberto.


Conforme comentou o secretário de Planejamento Luiz Claudio Schuves, "a Licença Ambiental Prévia emitida pelo IMA é uma grande conquista, pois com esta licença o IMA atesta que a abertura e execução da obra do Contorno Norte é viável. Agora temos que atender a todas as condicionantes apresentadas por eles, e assim que protocolarmos os programas ambientais e o projeto executivo detalhado, o IMA analisará e posteriormente liberará a Licença Ambiental de Instalação", explicou Schuves.


Nesta semana mesmo será apresentado para a equipe do Planejamento o projeto ambiental que aborda os programas ambientais. A apresentação será realizada pela empresa Arvut Meio Ambiente Ltda, de Porto Alegre, que venceu a licitação para execução destes programas ambientais.


Outro ponto positivo é o fato de que o engenheiro do IMA Carlos Volpato virá para São Bento do Sul nesta quinta-feira (17) realizar uma inspeção in loco em todo o trajeto do Contorno Norte. A inspeção será para avaliar o corte de vegetação necessária para a liberação da Licença Ambiental de Instalação - LAI.


Já quanto ao projeto executivo, conforme a engenheira Scheliga Poltronieri, deveremos lançar o edital para contratação do mesmo ainda nesta semana.

Scheliga explicou que o projeto executivo será realizado com base no projeto existente, porém atendendo a um nível muito superior de detalhamentos apontados pelo IMA nesta Licença Ambiental Prévia, detalhamentos que irão incorporar informações ao projeto e adaptações para o cenário atual do município.


Para se ter uma ideia, detalhes como materiais a serem utilizados nas estruturas dos passa-faunas (trechos de passagem para animais silvestres), tipo de pavimentação, muretas e tipo de iluminação deverão ser apresentados ao IMA para a liberação da Licença de Instalação, que é o documento necessário para iniciarem as obras do Contorno Norte.


Quanto aos prazos, o projeto executivo terá prazo de 90 dias para ser elaborado e apresentado pela empresa vencedora da concorrência que será realizada nos próximos dias.


Após a apresentação do projeto executivo, este juntamente com os programas ambientais serão protocolados no IMA para análise e posterior liberação da Licença de Instalação.

Contorno Norte

O trajeto do Contorno Norte de São Bento do Sul terá extensão total de 2.078,28 metros.

A velocidade diretriz da via será de 60 km/h.

A largura da faixa de acostamento e rolamento será de 15 metros.

A via possuirá uma ponte com 10 metros de largura e 20 m de extensão já concluída.

O projeto preliminar prevê a contratação da obra em lotes que serão implantados simultaneamente em 6 (seis) meses.

O cronograma físico-financeiro da obra estima um prazo máximo de 12 meses para a execução global do empreendimento a um custo total de R$ 5.224.456,31.


Joberth Krause – MTB 4280SC

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de São Bento do Sul