• Vilmar Bueno, o ESPETO

Conheça os principais pontos do calendário escolar 2022 da rede municipal de ensino



São Bento do Sul

Conheça os principais pontos do calendário escolar 2022 da rede municipal de ensino

Ainda em 2021, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Ensino, elaborou o calendário escolar para a rede municipal de ensino referente ao ano letivo de 2022.

Importante destacar que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB, prevê a obrigatoriedade do cumprimento de no mínimo 800 horas e 200 letivos para os estudantes. O mesmo ocorre tanto na educação infantil, quanto no ensino fundamental garantindo em Lei a quantidade mínima de dias e horas a serem cumpridas.

Pensando nas especificidades de cada etapa de ensino, foram elaborados quatro calendários escolares: CEIMs, Pré-Escolas, Ensino Fundamental e Escola Integral, ambos foram aprovados pelo Conselho Municipal de Educação que é órgão competente para aprovar e validar os documentos apresentados pela SEMED.

Conforme destaca a diretora de ensino Tatiane Alves “todos os calendários da rede municipal de ensino foram estudados e pensados para abranger todas as atividades envolvendo o ano letivo de 2022 pensando do início, meio e fim. Nesse sentido estão previstas inclusive as formações para os professores sendo um grande diferencial neste calendário”, disse.

Para o Secretário Municipal de Educação Josias Terres “o calendário escolar é um documento essencial na educação que norteia as principais atividades ao longo do ano como formações dos professores, parada pedagógica, feriados, férias, conselho de classe, entre outros. É uma forma de planejar as atividades essenciais a serem desenvolvidas envolvendo as unidades educacionais”, disse.

Devido se tratar ainda de um ano de pandemia, algumas mudanças poderão ocorrer e se for o caso, as alterações serão submetidas para análise e apreciação do Conselho Municipal de Educação para posterior aprovação.