• Vilmar Bueno, o ESPETO

Conheça o futuro diretor do DETRU Sandro Moecke



São Bento do Sul


O subtenente Sandro Moecke, que concorreu a vereador pelo PL, foi confirmado pelo prefeito eleito Dr. Tomazini - PSDB para assumir o DETRU – Departamento Municipal de Trânsito. Conheça um pouco da carreira e da vida de Moecke.



Sandro Moecke, é natural de União da Vitória - PR, morador em São Bento do Sul há dez anos, atualmente residente no Bairro Schramm.


O comandante Moecke como é conhecido, Ingressou em 1998 na Polícia Militar de Santa Catarina, onde fez carreira em diversos municípios se aposentando ao final de 2019.

Graduado em Ciências Econômicas e também em Direito, tem especialização em Administração e Desenvolvimento de Pessoas, além de ter vários créditos concluídos no Mestrado em Desenvolvimento Regional na Universidade do Contestado em Canoinhas.


E ainda vários cursos complementares como empreendedorismo, liderança, trânsito, oratória. E escrito vários artigos, publicados em revista, jornais e páginas na internet.

Na Polícia Militar sua ficha de conduta é considerada como de excepcional comportamento, com vários elogios, condecorações e medalhas de mérito.


Em sua carreira policial atuou na área de recursos humanos, no setor de relações públicas, no setor de planejamento, instrução, ensino e operações, até chegar a função de comandante do Posto 4 da Polícia Militar Rodoviária.


Foi nesse início de trabalho na função na PMRV que comandou a operação referente ao trágico acidente na Serra Dona Francisca e por esse trabalho foi homenageado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Recebendo ainda moções de aplausos em várias Câmaras Municipais e também a medalha comemorativa dos 100 Anos de Porto União.

O futuro comandante do DETRU sempre atuou fortemente no voluntariado em diversas causas sociais e também como palestrante em estabelecimentos de ensino, empresas e associações de bairros, com o tema “Por Um Trânsito Mais Seguro”, e nesse ano ingressou no Rotary Cidade dos Móveis.


Quando recebeu o convite do nosso Prefeito eleito Dr Tomazini para ser o diretor do departamento de trânsito de São Bento do Sul disse: “ aceitei de imediato, pois quero continuar a fazer aquilo que mais gosto que é servir as pessoas. Pela primeira vez na política, num cargo comissionado, quero retribuir tudo àquilo que o município e a região me proporcionaram. Acredito que com a minha experiência, como policial militar, e minha formação acadêmica e conhecimento com diversos órgãos correlatos da Segurança Pública posso em conjunto com os agentes de trânsito municipal apresentar projetos e sugestões que ajudem a melhorar a fluidez do trânsito em São Bento do Sul”.


Trabalhar pela segurança das famílias e um trânsito mais seguro, com a efetiva fiscalização nas vias públicas, respeitando o que preceitua o Código de Trânsito Brasileiro e humanizando o atendimento ao usuário é uma das diretrizes do novo diretor.

“Acredito na fiscalização e na moralidade pública, sendo que o agente de trânsito deve servir a comunidade, intervir com eficiência e eficácia quando houver necessidade. Buscaremos na medida do possível, e com o auxílio da comunidade através de sugestões e também um estudo técnico para uma maior fluidez tanto do trânsito, quanto dos estacionamentos rotativos, tendo um grau de tolerância como já ocorrem em outros municípios.


Os agentes de trânsito irão agir através de uma nova metodologia de trabalho, onde será privilegiado a orientação inicial, dentro da educação e bom senso, usando-se o poder discricionário a ele concedido. Porém, nada impede as medidas administrativas quando reiterada infração de trânsito for constatada, sempre com profissionalismo e respeito, demonstrando através da notificação que o cidadão naquele momento cometeu uma transgressão. A gestão que entra é contrária a "indústria da multa", pois devemos num primeiro momento conscientizar nossos munícipes e pessoas que transitam em nosso município sobre a importância de seguir as leis de trânsito”.


O futuro diretor desde já esta em tratativas com os demais entes da segurança pública estadual para viabilizarmos o OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) e aumento das câmeras de vigilância no município, como já ocorrem em outras cidades da nossa região, e principalmente, para desde o início da gestão buscar uma solução para a interseção da saída da Avenida dos Imigrantes com a Rodovia SC 418 e outros pontos que serão encaminhados a Secretaria de Infra Estrutura em momento oportuno.


Sobre a expectativa com relação ao novo Governo Moecke diz, “ é a melhor possível, pois estamos alinhados no mesmo propósito de desenvolver um trabalho sério, honesto e com competência, pois São Bento do Sul merece, pois tem o índice de Desenvolvimento Humano de 0,782 considerado de ALTO DESENVOLVIMENTO sendo o 25º em SC e 113º no Brasil - PNUD/Atlas Brasil (dados de 2010).”


Fonte: Marcos Lemos - Assessoria de Comunicação