• Vilmar Bueno, o ESPETO

Comitiva Polonesa visita Papanduva



São Bento do Sul

O presidente do legislativo papanduvense, vereador Cezar Santos, o Cezinha – PP, recepcionou a comitiva da Polônia. Na ocasião estavam presentes no evento, o prefeito Luiz Henrique Saliba – PP, o presidente da Braspol, Alois Mikalovicz, a secretária da educação, Bernadete Wiliczinski, a professora de língua polonesa, Jolanta Reszczynska, além dos alunos da “Escola Polpan de Língua Polonesa”. Demais autoridades civis e religiosas.


A comitiva era composta por membros da Embaixada da Polônia em Curitiba, e dos Ministérios das Relações Exteriores da Educação e Ciência da Polônia. O evento que aconteceu no dia 02 de outubro, marcou o sucesso de uma parceria cultural e de relações entre o município de Papanduva e a Polônia. A TV Polônia presente no evento irá transmitir esse momento especial em sua programação.

Essa parceria deu início ao ensino da língua polonesa, pela professora Jolanta Reszzczynska. Já que o município tem muitos imigrantes poloneses. Na ocasião, a comitiva também visitou o Centro da Melhor Idade, ao lado da rodoviária.

Papanduva foi o primeiro município da América Latina, a receber o ensino da língua polonesa em parceria com a embaixada da Polônia, por esta forte ligação com a cultura Polonesa.


As tratativas dessa parceria iniciaram em 2019, pelas mãos dos vereadores Cezinha, Tafa e Betinho. Logo após foi firmada pelo Prefeito Saliba e o vice Jaime Iankoski em 2020. E resultou nessa parceria entre Governo do Município, Câmara de Vereadores e ORPEG (Centro para o Desenvolvimento da Educação Polonesa no Exterior). Hoje a professora Jolanta ministra aulas de língua polonesa nas escolas municipais de Papanduva.

Tanto Cezinha, como Saliba, ressaltaram a importância da vinda desta comitiva a Papanduva. O prefeito e o Presidente do Legislativo, anunciaram que pretendem se organizar para futuramente fazer uma visita ao país Polonês, com o objetivo de estreitar os laços, visando criar um intercâmbio para que alunos de Papanduva possam estudar na Polônia.


Componentes da comitiva

Estavam presentes os membros da comitiva do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba:

– Monika Kubik: Vice-Cônsul – Paulo Kochanny: Secretário de Assuntos Polônicos

Ministério das Relações Exteriores:

– Aleksandra Kucy: Vice-Diretora do Departamento de Cooperação Internacional com a Comunidade Polonesa e Poloneses no Exterior

– Zbigniew Ciosek: Vice-Diretor do Departamento de Cooperação Internacional com a Comunidade Polonesa e Poloneses no Exterior

– Piotr Nowotniak: Chefe de Seção de Investimento e Infraestrutura

Ministério da Educação e da Ciência:

– Magda Witan: Vice-Diretora do Departamento de Cooperação Internacional