top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Críticas

O empresário e ex-prefeito Frank Bollmann – PP, esta semana também rompeu o silêncio e fez duras críticas ao secretário de obras de São Bento do Sul, Jairson Sabino. Disse o empresário que administra a Tuper, com dois mil funcionários e que este ano vai faturar R$ 3 bilhões, que “Sabino não tem nenhuma formação, não sabe nem para que lado se aperta um parafuso e não tem capacidade para comandar uma pasta tão importante”.


Críticas II

E aproveitou para mandar um recadinho do coração para o prefeito Tomazini e o vice Dr. Tirso, dizendo que não tem nada contra os dois, "mas que eles precisam se cercar de pessoas competentes”.


Mulheres

A sessão solene da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, realizada ontem e que instalou a procuradoria da mulher, projeto da presidente vereadora, Carla Hofmann - PSD, onde na ocasião a vereadora Terezinha Dybas – PSDB, assumiu a procuradoria do legislativo São-Bentense, foi muito concorrida.


Mulheres II

Na ocasião, as pessoas que fizeram uso da palavra, destacaram a importância da procuradoria, para resgatar um lapso histórico de atos e crueldades contra as mulheres, que já se arrasta por séculos.


Mulheres III

O juiz da 1ª Vara da Comarca de São Bento do Sul, Marcus Alexsander Dexheimer, resumiu assim esse lapso, dizendo que “a discriminação não é recente, as mulheres foram queimadas como bruxas na inquisição”. E aproveitou o evento da pandemia, para parafrasear – “por um ano e nove meses, estamos incomodados com o uso de máscaras e presos, mas as mulheres estão amarradas e com máscaras desde que a sociedade passou a se organizar como sociedade, e quiçá, um dia não precisemos mais de uma procuradoria para que as mulheres busquem os seus direitos básicos, como cidadãs.”


Mulheres IV

Já o delegado regional, Odair Rogério Sobreira Xavier, apresentou números alarmantes e catastróficos sobre a violência contra a mulher. Pelos dados relativos a 2020, principalmente durante a pandemia, cerca de 17 milhões de mulheres no Brasil sofreram algum tipo de violência física, psicológica ou sexual, isso soma 25%, uma em cada quatro mulheres. Foram cometidos 1.355 feminicídios, uma morte a cada seis horas no país. Em Santa Catarina, foram 50 feminicídios, uma morte por semana.


E ainda

Sobre a exoneração da secretária de saúde de São Bento do Sul, Carmen Binotto, ela continua dizendo aos quatro cantos, em alto e bom som, “que não vai ser exonerada”. É esperar para conferir!


Turismo

Vila turística de Pomerode, em Santa Catarina, é reconhecida pela ONU como uma das melhores do mundo. Lista da Organização Mundial do Turismo foi anunciada nesta quinta-feira; roteiro catarinense é o único representante do Brasil.


Turismo II

Localizada no vale do Itajaí, é uma das melhores vilas turísticas do mundo: a Rota do Enxaimel, em Pomerode, Santa Catarina. O destino recebeu o selo internacional Best Tourism Villages, da Organização Mundial do Turismo (OMT), sendo reconhecido na lista das Melhores Aldeias Turísticas de 2021, anunciada na manhã desta quinta-feira (2), em Madri, na Espanha. SOS São Bento do Sul...

bottom of page