top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Atraso

A vereadora Carla Hofmann – PSD, depois de fazer uma visita em Curitiba acompanhada do vereador Chicão – PP e engenheiros e arquitetos da prefeitura, constatou o que todos já sabemos de longa dada – São Bento do Sul está pelo menos 60 anos atrasada em relação a Curitiba”. Principalmente em relação ao desenvolvimento urbano.


Atraso II

Quando eu como jornalista cheguei aqui em SBS, no final dos anos 90, lembro de um evento realizado na Univille, que tinha como tema a discussão para os próximos 30 anos para o desenvolvimento de São Bento do Sul. E 26 anos depois a cidade já teve seis prefeitos e nada de concreto foi realizado na cidade dos Móveis, da Música e do Folclore. De concreto mesmo, só a ponte que liga nada a coisa nenhuma.


Atraso III

Os prefeitos que passaram pela gestão pública, em SBS tem a mania ou o sonho inexplicável de adquirir velharias ou bens imóveis no mínimo complicados. Senão vejamos: A antiga Móveis Leopoldo, a Promosul e agora estão loucos para comprar o terreno da Cidasc. Já a construção de um projeto novo e de última geração tecnológica, parece estar fora de questão. Então, Dra. Carla e Chicão – mirem-se nos exemplos de CWB.


As 10 melhores

O Índicede Governança Municipal (IGM), a partir de três dimensões – finanças, gestão e desempenho –, elenca os municípios com as melhores notas no que se refere a governança pública. Um dos grupos abrange as cidades brasileiras acima de 100 mil habitantes e com PIB (per capita) acima de R$ 28 mil. Entre as 50 primeiras, podemos destacar dez cidades catarinenses:

  1. Jaraguá do Sul.

  2. Brusque.

  3. Joinville.

  4. Blumenau.

  5. Chapecó.

  6. Balneário Camboriú.

  7. Criciúma.

  8. São José.

  9. Itajaí.

  10. Florianópolis.


Bastidores

Algumas lideranças políticas e empresariais, estão defendendo que o ex-candidato a deputado estadual, e ex-prefeito de Rio Negrinho, Júlio Ronconi, mude o seu domicílio eleitoral para São Bento do Sul. Com isso poderia disputar a eleição para a prefeitura e num futuro a deputado, já que aqui o universo de votos é maior. Sem falar que Júlio obteve mais de 3 mil votos para deputado em SBS. Sobre isso ele não disse sim, muito menos não.

Reconhecimento

A deputada federal Carmen Zanotto - Cidadania recebeu o troféu “A Força Catarinense na Pandemia”, concedido pela Associação Catarinense de Medicina (ACM), por suas ações realizadas durante a pandemia da Covid-19. “O trabalho foi intenso e desafiador. Foram mais de dois anos defendendo a abertura de mais leitos de UTI, a vacinação, a compra de equipamentos e a valorização dos profissionais da Enfermagem. Este reconhecimento, reafirma o meu compromisso com o nosso Estado e com a saúde das pessoas”, destaca a parlamentar que foi relatora da Comissão Externa de Enfrentamento da Covid-19, na Câmara Federal


Em nome

Do meu amigo particular, Dr. Manoel Del Olmo, presto minhas homenagens ao Dia do Médico.

bottom of page