top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política


Esquentou o clima


A sessão de ontem na Câmara de São Bento do Sul, no início até que foi tranquila, com a entrega de duas Moções de Aplausos uma para a Faraco Assessoria Contábil, pelos seus 55 anos de atuação em São Bento do Sul, e outra para o artesão Maurício José Weber, pelos seus 60 anos de dedicação ao exercício das artes em entalhes.


Mas na palavra livre


A coisa esquentou, até a vereadora e líder do prefeito, Terezinha Dybas - PSDB, perdeu sua conhecida calma e paciência. Informou que foi abordada por um servidor, onde o mesmo a questionou, perguntando se ela iria "continuar apoiando o governo", diante de tudo que vem acontecendo na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A vereadora foi firme, respondendo que sim vai continuar apoiando a gestão de Tomazini e Tirso, e aproveitou e refrescou a memória dos menos avisados, fazendo um relato de todas as obras e serviços que o atual governo está fazendo na cidade. Sobre a questão na secretaria de agricultura, disse que tem conhecimento, e que vai ser resolvido.


Na mesma linha


A vereadora Karen Lili - MDB, sobre o episódio de que Terezinha tinha sido abordada por um servidor da Câmara, também cobrou providências junto a presidente Zuleica Voltolini - PP, para evitar que mais vereadores sejam "coagidos" dentro da Casa de Leis.


A vereador Carla Hofmann, ainda sobre o mesmo episódio do servidor, também saiu em defesa de Terezinha, dizendo que sente muito pela vereadora, cobrando providência da presidente Zuleica para que isso não se repita. Mãos firmes, senhora presidente Zuleica Voltolini é o que todos cobram!



Secretaria de agricultura


Carla também aproveitou para falar da polêmica e os desmandos que se instalaram na secretaria de agricultura. O prefeito Tomazini tem um cargo político, portanto, o desgaste  é contabilizado para ele. E somente ele que tem a caneta pode demitir o secretário José Erminio Grein - PSDB. A vereadora falou ainda sobre a situação da médica veterinária Camila Lobo, onde o secretário Grein, tirou até sua mesa para trabalhar, ficando sentada numa cadeira o dia inteiro, e está sendo paga pelo dinheiro do contribuinte. Realmente é o fim da picada. "Já passou da hora de alguém pedir exoneração e não incomodar mais", Hélio Alves sobre Grein.



Caso Pesenti


O vereador e médico veterinário, Dr. Darlan - Cidadania, novamente colocou sua posição sobre o servidor Luiz Pesenti, que sendo técnico agrícola, tem realizado castração de bois, coisa proibidade pelos conselhos tanto de técnico agrícola com de medicina veterinária, que afirmam que é ilegal essa prática. Darlan inclusive informou que o caso já está no Ministério Público, e que deve ser aberta uma CPI, para investigar a prática de maus tratos aos animais e exercício irregular da profissão.


Cargos comissionados


E sobre o polêmico projeto de lei enviado pelo prefeito Tomazini, criando 27 cargos comissionados. A vereadora Carla se manifestou dizendo que está estudando o projeto, mas disse que o prefeito tinha três anos para readequar isso com uma reforma administrativa ampla, e não agora num ano eleitoral, e a toque de caixa. Para a vereadora a prefeitura necessita de cargos com conhecimento técnico em todas as secretarias e não somente de chefes e diretores nomeados pelo prefeito.


Cargos comissionados II


Já os vereadores Hélio Alves, Paulo Zwiefka do UB, defendem que a prefeitura necessita desses cargos, alegando que "os servidores não trabalham sem chefes". O vereador Dr. Darlan, ainda não decidiu sobre essa votação. Mas tanto Hélio, como Paulo e o Dr. Darlan, afirmam não terem medo de serem expostos em outdoors pela cidade.


Vamos falar de festa...


Quem passa pelo centro de Campo Alegre já pode observar que a montagem da estrutura da XXIV Festa Estadual da Ovelha, está em ritmo acelerado. As obras se concentram na montagem de barracas e pavilhões, que estão sendo montados no Calçadão da Cascatinha, local que recebe a festa entre os dias 15 e 24 de Março. Esta semana estão sendo montadas as estruturas na Praça de Esportes "Maurício Foitte".


Vamos falar em festa...


Já em Papanduva, a 3ª Agrofest deve receber muitos visitantes de toda a região. Os eventos para a realização de toda a programação, estão a cargo do meu amigo Clemir Spinelli, da Spinelli Produções. Muita música boa, rodeio country e gastronomia entre os dias 12, 13 e 14 de abril.


A sugestão está feita


Para o prefeitura de Monte Castelo, criar um portal com o dizeres "Em Amo Monte Castelo". A sugestão foi do presidente da Câmara, vereador Leandro Simões de Lima.


Quer saber


O vereador e presidente da Câmara de Monte Castelo, Leandro Simões de Lima - PL, através de requerimento endereçado ao prefeito Jean Carlo, solicita informações oficiais acerca do gasto da Prefeitura Municipal com farmácias privadas. Como existe falta de medicamentos nos postos de saúde, o vereador quer saber o seguinte: Qual foi o gasto da Prefeitura Municipal com farmácias privadas do ano de 2023 até o presente momento? Qual o motivo das compras serem feitas dessa forma e não diretamente com fornecedores?


O coelhinho vem aí!


A Fundação Cultural de São Bento do Sul, promove mais uma edição da tradicional Feira de Páscoa. O evento será realizado na Sociedade Bandeirantes, iniciando na quinta-feira (7), e encerrando no domingo (10). Com a participação de 82 artesãos distribuídos em 25 grupos, a feira oferecerá uma variedade de guloseimas, acessórios, adornos e peças de decoração, principalmente relacionadas à Páscoa. Os horários de funcionamento da feira são: nos dias 7 e 8 (quinta e sexta-feira) de março, das 13h às 20h, e nos dias 9 e 10 (sábado e domingo) de março, das 10h às 20h, permitindo que toda a população tenha a oportunidade de visitar o local e fazer suas compras. Na Praça dos Imigrantes, também já iniciou a colocação da decoração de Páscoa.


PP/União Brasil


Membros do UB devem se reunir nos próximos dias para debater a proposta. A nova diretoria da partido, que também tem o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, estaria disposta a firmar o compromisso. Se confirmado, a federação União/PP contará com 109 deputados, tornando-se a maior legenda na Câmara dos Deputados. O PL, partido com maior número de cadeiras atualmente, conta com 96 congressistas. Já no Senado, a bancada contaria com 13 membros, a segunda maior na Casa.

Comments


bottom of page