top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política


Na estrada


O presidente do PP, Rodrigo Vargas, e a pré-candidata em São Bento do Sul, professora Rosemari Cândido, estão realizando visitas e contatos com lideranças. Ainda não se sabe quais as propostas serão apresentadas, mas acredito que logo saberemos o plano de governo. Lembrando, que somente críticas vazias não elegem ninguém.


A cada


Sessão da Câmara em Rio Negrinho, o prefeito Caio Treml - PL, sobre uma bateria de críticas, principalmente sobre promessas não cumpridas. Caio é o melhor cabo eleitoral da oposição. Que o diga, Júlio Ronconi e cia.


Obras


De pavimentação paradas e ou não iniciadas tanto em São Bento do Sul, como em Campo Alegre, mesmo depois de entregues as famosas e fotografadas e divulgadas ordens de serviços, pode ser um fato negativo na campanha que se avizinha.


MDB


O pré-candidato do partido, Luiz Sieves que que já foi vereador, e secretário de finanças e saúde, continua se reunindo com lideranças e ouvindo a comunidade para elaborar o seu plano de governo.  O ex-prefeito e hoje deputado de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, será uma das lideranças que vai contribuir com o plano de gestão do emedebista. Uma das bandeiras de Sieves é trabalhar para que São Bento do Sul possa voltar a figurar como uma das 10 maiores economias do estado. Realmente a cidade já perdeu essa posição de pólo regional.


Republicanos

O partido presidido por Jota Pierin, deve reunir os membros do partido, para discutir e discutir a elaboração dos 11 nomes da nominata a vereador. Como todos sabem na eleição deste ano, candido com menos de 500 votos, nem deve se aventurar, pois a legenda deve ficar entre 4.500 5.000 votos para eleger um vereador. Outra decisão é com quem devem se coligar e qual o nome a ser indicado de vice. O MDB está bem próxima dessa aliança.




Isenção do IPTU


A Vereadora Bernadete Wiliczinski - PP, através de uma indicação ao Poder Executivo do Municipo de Papanduva, solicitou a necessidade de se realizar um estudo visando a isenção do IPTU para moradores das áreas atingidas pelos alagamentos e enxurradas do ano passado. Em sua justificativa, a vereadora ressalta que a referida medida se faz necessária para aliviar os prejuízos financeiros que os cidadãos papanduvenses tiveram como consequência das enxurradas e alagamentos.


Isenção COSIP


Já a vereadora Jacqueline Balena - MBD, também sugeriu a necessidade de realizar um estudo de viabilidade a fim de conceder isenção do pagamento da Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública (COSIP) aos moradores de áreas rurais. Ela explica, dizendo que não usufruem integralmente dos serviços de iluminação pública. Além disso, solicita-se que seja igualmente avaliada a viabilidade de conceder isenção do pagamento da COSIP aos contribuintes vinculados às unidades consumidoras enquadradas na Tarifa Social. E a Tarifa Social destina-se a famílias de baixa renda que enfrentam dificuldades financeiras consideráveis.


Notícia boa


O vereador Alexandre Grabovski -PP, durante a sessão de ontem, informou que finalmente o prefeito Jefinho e sua equipe, conseguiu a elaboração e aprovação do projeto pelo Instituto do Meio Ambiente -IMA, e a sua execução para recuperar e fechar o arroio do cassimiro, na Rua Jorge Lacerda, deve iniciar já na próxima semana.


Vídeo


Mostrado pelo vereador Moisés Passos - PP, expõe as péssimas condições de alguns acessos a propriedades rurais. E pede a secretaria de infraestrutura, que realize um trabalho de patrolamento e cascalhamento, para atender esses agricultores, que não conseguem escoar sua produção de tabacos. Uma delas é a do agricultor  Sidnei Duffeck (Jovino) na localidade de Pinhal.


Dificuldades


O município possui pelo menos 800 quilômetros de estradas vicinais, ficando muito difícil atender a todos. Para que isso fosse possível, somente com uma patrulha rodoviária permanente, mas isso custa muito dinheiro para a compra de máquinas e caminhões e sua manutenção.


Não convenceu!


O prefeito de Monte Castelo, Jean Carlo - PSDB, quando esteve na Câmara, não conseguiu convencer os vereadores, sobre as verbas e serviços que ainda não saíram do papel. E num ano eleitoral as cobranças tanto dos vereadores, bem como, da comunidade vai aumentar.


Preocupante


O número de mortes por dengue em Santa Catarina chegou a 10, divulgou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) no final da tarde desta terça-feira (27). O estado tem 25.984 casos prováveis da doença, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Em São Bento do Sul, já foram identificados 34 focos do mosquito, mas ainda é de baixo contágio. Mas não podemos deixar de contribuir nas limpezas de possíveis focos.

Comentarios


bottom of page