top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política


Alexandre de Moraes proibiu


O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), proibiu nesta 5ª feira (8.fev.2024) que advogados de bolsonaristas investigados pela PF (Polícia Federal) dialoguem entre si. A determinação consta na decisão que autorizou a operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados. Eis a íntegra (PDF – 8 MB). A justificativa dada pelo magistrado foi de que a determinação teria o objetivo de impedir contato entre os demais acusados. Assim, os advogados também não poderiam trazer informações para os seus respectivos clientes sobre os outros investigados. Um fato lamentável para a democracia e o direito de defesa de qualquer cidadão.


O que diz a OAB


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentou na manhã desta sexta-feira (9) uma ação na qual pede que o Supremo Tribunal Federal (STF) reveja decisão que proibiu advogados de alvos da operação desta quinta-feira (8) de se comunicarem. “Tomamos essa medida porque é necessário assegurar as prerrogativas. Advogados não podem ser proibidos de interagir nem confundidos com seus clientes”, disse a OAB.


Falando


Em Democracia, hoje na sessão da Câmara de São Bento do Sul, vereadores de oposição prometeram levantar assuntos polêmicos do governo de Tomazini e Dr. Tirso. É esperar para conferir!


Bolsonaro veta o PSD


O áudio do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) sobre a eleição em Presidente Prudente, município do interior de São Paulo, em que diz: “Deixo claro: PSD do Kassab eu não apoio ninguém, tá ok?”, deixou um sinal de alerta sobre as eleições. Em São Bento do Sul e em várias outras cidades, o PSD tem coligação com o PL. E agora, Josias!


Bolsonaro veta o PSD II


Bolsonaro não gosta do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, a quem acusa de ter trabalhado pelo seu indiciamento na CPMI do 8 de janeiro. Acontece que deputados bolsonaristas do PL aqui de Santa Catarina defendem que a fala de Bolsonaro se refere ao cenário paulista. “Quer dizer que ele não vai apoiar o João Rodrigues?”, questionou uma liderança do PL com mandato federal, que duvida que Bolsonaro deixará de apoiar um de seus maiores aliados por causa de um mal-estar com um dirigente do PSD.


Preocupante


O Brasil já registra 512.353 casos de dengue em 2024, de acordo com dados divulgados na terça (13) pelo Ministério da Saúde. Santa Catarina tem 12.470 ocorrências da doença, o oitavo maior quantitativo entre as Unidades da Federação desde o início deste ano.


Operação Alegria


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando da Polícia Militar Rodoviária (CPMRv), informou na tarde desta quarta-feira, 14, os números finais da Operação Alegria 2024. As ações iniciaram às 18h da última sexta-feira, 9, e seguiram até às 8h desta quarta-feira, 14.


Operação Alegria II


Ao todo, foram registrados 114 sinistros, em comparação aos 78 contabilizados na operação passada. Destes, 72 foram com vítimas e 42 sem vítimas. Os números apontam 199 veículos envolvidos, em comparação aos 133 do ano anterior e 86 pessoas feridas, contra 66 do ano de 2023. Infelizmente oito pessoas perderam a vida nas rodovias estaduais de Santa Catarina.


Volta às aulas


Os 514 mil estudantes matriculados na rede estadual de ensino voltaram às aulas nesta quinta-feira (15) em Santa Catarina. Eles estão distribuídos em 1.046 escolas administradas pelo Estado que retornam à rotina de sala de aula após o fim do Carnaval.


A fala

Do presidente da Câmara de Rio Negrinho, Dido - PL, sobre os jornais impressos estarem "com os dias contados", demonstra sua mente curta de um mentecapto. - "Segundo a atriz Cristiane Torloni, ignorância é a falta de conhecimento por parte do ser humano, e é plenamente corrigível, basta informar-se, por outro lado, burrice é uma espécie de preguiça mental, algo mais difícil de ser tratado, mas não impossível."


O prefeito

Tomazini em conversa com a Profe Ju, pediu que ela espere até os prazos para desincompatilização, para resolver sua situação dentro do governo. Ela confirmou que vai esperar. Até porque ela precisa esperar também a janela partidária se decidir mesmo deixar o Cidadania. Mas o convite do Republicanos continua em pé!



Comments


bottom of page