top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

“Os prefeitos não querem somente abraços e tapinhas nas costas”


Com essa frase dita nesta quarta-feira em Papanduva ao prefeito Luiz Henrique Saliba – PP, durante sua segunda visita ao município, o governador Carlos Moisés – Rep, resumiu o novo modelo de gestão que está implantando em Santa Catarina.


Visita surpresa

Na parte da manhã, antes de vir a Papanduva, Moisés fez uma visita surpresa ao prefeito de Monte Castelo, e presidente da Amplanorte, Jean Carlos Medeiros de Souza – PSDB, onde prometeu mais investimentos. Foi a primeira vez que um governador esteve visitando aquele município.


Em Papanduva

Durante almoço em Papanduva, foi recebido pelo prefeito Saliba, o vice Jaime Iankoski -PSD, além de vereadores, secretários, empresários e lideranças da região. Na oportunidade, falou sobre o novo modelo de gestão que está implantando na forma de governar o Estado.


Em Papanduva II

“Os prefeitos não querem somente abraços e tapinhas nas costas”, cuja frase resume que nos governos anteriores, os prefeitos viviam de pires nas mãos suplicando por recursos para seus municípios. “Mas hoje independentemente de partido, o governo tem repassado recursos principalmente para importantes obras de infraestrutura, saúde e educação”, ressaltou.


Saúde

Moisés também falou sobre as dívidas dos hospitais, que foram pagas. “E hoje todos os hospitais do estado, logo após realizarem procedimentos, já recebem”, frisou. Falou ainda, que mesmo depois da pandemia o governador destacou, que foi feita a lição de casa, e hoje o estado que melhor saiu da crise e está em pleno emprego.


Revisão de contratos

Uma das ações que tomou posse foi a revisão de contratos superfaturados existente no governo, que ninguém ficava sabendo. Citando o exemplo da gasolina de aviação, onde alguns empresários pagavam 17% de ICMS, outros 12%, 7% e ainda alguns que pagavam apenas 3,5%. “Com essa revisão economizamos R$ 500 milhões por ano”, disse.


Atenção ao Planalto Norte

O governador reconheceu a diferença em relação ao desenvolvimento existente na região do Planalto Norte. “Não podemos ver ainda aqui nesta região a existência de bolsões de pobreza”, citou. Carlos Moisés, afirmou que através do orçamento geral do estado, deverá repassar mais verbas para corrigir essa discrepância em relação ao restante do Estado.


Agradecimento

Em Papanduva, o prefeito Saliba e o vice Jaime, aproveitaram para agradecer a atenção que o governador tem dispensado ao município, através dos recursos liberados, onde afirmaram que “estão unidos no projeto de gestão de Carlos Moisés”. Saliba afirmou que apoiará Moisés mesmo que o seu partido (PP) mantenha a candidatura ao Governo do senador Esperidião Amin.


Carta aberta

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) assinaram nesta quarta-feira (27) uma carta de apoio à reeleição do governador Carlos Moisés (Republicanos). O pré-candidato ao Senado pelo MDB, Celso Maldaner, estava junto na ocasião.



Carta aberta II

Chama a atenção, especialmente, a assinatura dos prefeitos do PSD e do Patriota, partidos que estão oficialmente na chapa de Gean Loureiro (União). Os apoiadores do ex-prefeito da Capital apostam que, após o fim do prazo para os convênios, em 2 de julho, os prefeitos abandonam Moisés. Não é o que está acontecendo.


Carta aberta III

Os três prefeitos do PSDB, partido que define na próxima semana seu futuro, reafirmaram o apoio ao atual governador. Para o prefeito Lademir, de Irineópolis, caso os caciques tucanos decidam por outro caminho, “eles não levarão os índios”.


Veja os prefeitos que apoiam Moisés:

-Jean Carlos Medeiros de Souza – Monte Castelo (PSDB)

– Emerson Maas – Mafra (Podemos)

– Luiz Henrique Saliba – Papanduva (PP)

– Mozart Myzckouski – Itaiópolis (PSD)

– Lademir Arcari – Irineópolis (PSDB)

– Eliseu Mibach – Porto União (PSDB)

– Luiz Shimoguiri – Três Barras (PSD)

– Cezar Dreher – Bela Vista do Toldo (Podemos)

– Adilson Lisczkovski – Major Vieira (PATRIOTA)

– Willian Godoy – Canoinhas (PSD)


bottom of page