• Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Na estrada

A professora e ex-diretora de educação, Suzana Kotovicz Teles – PSDB, já está na estrada na sua pré-campanha a deputada estadual. Seus principais cabos eleitorais são Tomazini e Dr. Tirso. O resultado de sua votação será também um termômetro da gestão dos tucanos frente à prefeitura. É esperar para conferir!


Na estrada II

Quanto aos demais pré-candidatos a estadual, em São Bento do Sul, ainda não estão tão entusiasmados. A não ser o pré-candidato a deputado federal, Silvio Dreveck – PP, que já esteve visitando mais de 100 cidades, onde manteve acertos para apoio com lideranças e filiados do partido.


Assume hoje

O primeiro suplente do PP, Rodrigo Vargasque assume a cadeira do titular, Adriano “Chicão” Reinhardt, que ficará um mês afastado para tratar de questões pessoais. A sessão da Câmara de São Bento do Sul, acontece hoje às 19:00.

PTB

O PTB lançou na semana passada como pré-candidato ao Governo do Estado, o engenheiro Carlos Werner, na ocasião, também foram lançados 65 pré-candidatos a estaduais e federais. O evento foi comandado pelo presidente estadual do PTB, que é pré-candidato ao senado, o deputado estadual Kennedy Nunes. Ficou definido também que irão continuar as conversas com partidos alinhados com o Presidente Bolsonaro que mantenha nosso pré-candidato ao Senado na composição.

PTB II

Werner foi vereador, vice-prefeito e prefeito interino de Corupá. Aqui da nossa região, Newton Mendes, deve disputar uma vaga para a Câmara Federal.

Inovação

Na última segunda-feira, dia 30, lideranças do movimento “Inova Planalto Norte” reuniram-se para construir as bases da Lei Municipal de Inovação dos municípios de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho, através do evento “Move On”. O trabalho coletivo para construir o marco legal sob bases comuns ao território é uma ação inédita no Estado de Santa Catarina.


Inovação II

O Move On, foi orquestrado pelo Centro de Inovação do Planalto Norte e reuniu lideranças locais e regionais das cidades envolvidas, com o objetivo voltado para a construção do Plano Regional de Desenvolvimento pela Inovação, além da construção coletiva da Lei de Inovação entre três municípios. Nele estiveram presentes representantes do governo dos três municípios, instituições de educação, empresas, indústria, comércio e também da sociedade civil.

Novos prefeitos

Duas cidades catarinenses passaram por eleições suplementares neste domingo (5) para eleger os novos administradores dos municípios. Em Porto Belo, foi eleito para prefeito o candidato Joel Orlando Lucinda (MDB) e para vice-prefeito Ailto Neckel de Souza (PL). A chapa denominada “Porto Belo Não Pode Parar” obteve 6.076 votos (77,58%).


Novos prefeitos II

Em Presidente Castello Branco, foram eleitos Neiva Kleemann Tonielo (MDB) e Alfeu Miotto (PL) para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Eles concorreram pela chapa “Unindo Forças para a Renovação”, que recebeu 803 votos (57,11%).


Abstenção

Voltaram às urnas neste domingo 8.479 eleitores e eleitoras de Porto Belo, o que representa 57,33% do eleitorado apto a votar na eleição suplementar (14.791). O percentual de abstenção ficou em 42,67% (6.352 eleitores). Foram contabilizados 306 votos em branco (3,61%) e 341 votos nulos (4,02%).


Abstenção II

Já em Presidente Castello Branco, compareceram às urnas neste domingo 1.421 eleitores e eleitoras, o que representa 95,31% do eleitorado apto a votar na nova eleição (1.491). A abstenção ficou em 4,69% (70 eleitores). Foram registrados 3 votos em branco (0,22%) e 12 votos nulos (0,84%).

Entrou na disputa

O deputado federal Peninha, entrou na disputa para concorrer a uma vaga para o senado, pelo MDB. O problema é que o partido já está fechado com o governador Carlos Moisés – Republicanos, e o deputado Carlos Chiodini é o pré-candidato ao senado. E Moisés não vai dar palanque ao presidente Bolsonaro, já Peninha é um fiel escudeiro do presidente.