• Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Caso Peschiski

E o relatório da CPI apresentado pelo vereador Chicão – PP, e lido na sessão de ontem, na Câmara de São Bento do Sul, apontou o que todos já sabiam, o vereador Peschiski – MDB, praticou as tais rachadinhas, ou seja, cobrava dos seus indicados para cargos comissionados.


Caso Peschiski II

Agora o tal relatório vai ser encaminhado hoje para o Ministério Público, para tomar as devidas providências, ou vai apresentar uma denúncia ao juiz, ou vai arquivar. Se aceitar, ele então vira réu e poderá ser condenado em uma ação penal.


Caso Peschiski III

Mas isso não quer dizer, que neste momento Peschiski, tenha sido cassado. Ele vai continuar, pelo menos por enquanto, sendo vereador e recebendo seu salário. O contribuinte simples, não vai entender – mas é assim que prevê a lei.


Caso Peschiski IV

Agora se acaso a própria Câmara, ou qualquer pessoa da comunidade apresentar outra denúncia, com o disposto no Regimento Interno, então ele poderá ser cassado, por votos de sete vereadores. Difícil de entender.


E o que

Ouvi por aí que foi o seguinte: os vereadores lavaram as mãos neste momento – até porque, quem anda com cães de rua, pode pegar pulgas.


E outra

Pergunta que não quer calar, porque até o momento o prefeito Tomazini – PDB, ainda não demitiu os indicados de Peschiski – seria a tal política da boa vizinhança. Ou melhor, a garantia do votinho do vereador.


PSD

A vereadora e presidente da Câmara, Carla Hofmann, continua trabalhando para fortalecer o PSD, com vistas às eleições de 2022 e também se preparando para 2024. Na segunda-feira, o deputado Darci de Matos – PSD, estará na cidade, e pode haver novidades.


PP Hoje o PP de São Bento do Sul, decide quem o pré-candidato a deputado federal, Silvio Dreveck – PP, vai levar a tiracolo, pela região – Chicão ou Magno Bollmann. Seria bem melhor para Dreveck, nenhum dos dois, o que possibilitaria ele fazer dobradinha com candidatos de outros partidos.


Na estrada

O ex-prefeito de Rio Negrinho, Júlio Ronconi – PSB, continua trabalhando com vistas a reforçar sua pré-campanha a Alesc. E Mauro Mariani tem contribuído com seu projeto.


Até por que

Na região do Planalto Norte, que possui cerca de 300 mil eleitores – destes, 30% não votam nem em Bolsonaro, nem em Lula, e muito menos em Carlos Moisés – então nesse universo de votos pode sim eleger pelo menos dois deputados estaduais.


Roteiro

O pré-candidato a governador, senador Jorginho Mello – PL, cumpre roteiro neste sábado em São Bento do Sul, Rio Negrinho e Mafra amanhã. Na pauta o anúncio da liberação de recursos no valor de R$ 2,5 milhões, para o setor de saúde.


Resolvido

Quem estava preocupado como iria pagar as ligações de esgoto sanitário em São Bento do Sul, já pode ficar tranquilo – O Samae através de parceria com o Banco Cooperativo – CIVIA, pode parcelar em até 36 meses.


Benefícios

Para rizicultores em Papanduva – O vereador Alexandre Miguel Grabovski -PP, juntamente com o Secretário da Agricultura Adeniz Humenhuka visitaram alguns produtores de arroz do município na última semana. Os dois estão trabalhando para incluir esses produtores para que tenham crédito do Proagro, programa do Banco do Brasil.