BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

O caso do menino

O caso do menor que supostamente estava abandonado no hospital Sagrada Família, foi transferido. O fato do abando foi denunciado pelo vereador Fernando Mallon, só que não. A prefeitura através da Secretaria de Assistência Social, explicou ontem, que na realidade o menino em questão já está sob a guarda do tutor da casa abrigo, desde 2017, e não estava abandonado no hospital, como denunciou Malllon.


Cuidadores

Foi realizado na tarde desta quinta-feira no Auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper o II Encontro de Cuidadores, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Conforme a organizadora do evento, Maria Luísa Keiser Grossl, assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, "mesmo com um público inferior a primeira edição do evento a tarde foi muito importante e produtiva", disse. Inicialmente o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Peter Alexandre Kneubuehler, que é fisioterapeuta, disse aos presentes que "este é um momento muito importante. Cuidar é um ato de amor, de se doar ao outro, e esta tarde é um momento de receber conhecimento e de melhorar naquilo que vocês fazem tão bem", disse.


CIR saúde

Aconteceu nesta semana a 10ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional - CIR ampliada da Saúde, com as regiões Planalto Norte e Nordeste de Santa Catarina. O encontro foi coordenado pelo secretário de Saúde de São Bento do Sul, Manuel Rodrigues Del Olmo, que é o coordenador da CIR Planalto Norte, e contou com a presença do prefeito Magno Bollmann, que enfatizou o trabalho conjunto dos profissionais da região em prol do fortalecimento da saúde pública.


CIR saúde II

Na pauta, os temas abordados foram vagas para tratamento de oncologia aos pacientes de Monte Castelo que tratam-se em São Bento do Sul; Alteração da PPI para Monte Castelo; Doenças Infectocontagiosas, de Mafra; terapia Renal, Mafra; Atendimento de Oftalmologia; e Aquisição de equipamentos para Porto União.


CIR saúde III

Para que os temas sejam apresentados e votados, exige-se um quórum mínimo de 7 secretários de Saúde, porém, como somente 5 participaram, os temas foram apenas apresentados, sem a devida votação dos presentes.


Repercussão

Foi positiva entre várias lideranças do PP, a referência do nome do vereador Marco Redlich como o nome para concorrer a prefeito em 2020. O problema é convencer Magno a desistir.


Mais uma baixa

Daniela Reinehr, a vice-governadora de Santa Catarina, assinou, nesta quinta-feira, em Brasília, o documento que oficializa a criação do Aliança Pelo Brasil, o partido dos Bolsonaros. Ou seja, ela passa a ser uma das fundadoras da nova legenda de direita. Daniela já se desfiliou do PSL, pois não corre risco de perder o mandato, realidade bem diferente da dos deputados federais e estaduais que vão acompanhar o presidente da República na nova sigla. A convivência entre ela e o governador Moisés da Silva, que passa a ser do PSL, que era meramente protocolar, tende a ser ainda mais fria e distante com os dois militando por partidos diferentes.


Baixa II

Agora o governador Moisés está somente com o deputado federal Fábio Schiochet ao seu lado no solitário PSL. E aqui na região Schiochet também já perdeu seus seguidores.


Sonegação

Governador Carlos Moisés da Silva reiterou na noite dessa quinta-feira (22) que a sonegação fiscal em Santa Catarina atinge mais de R$ 10 bilhões. No comércio de cigarros, essa fraude fiscal é superior a R$ 185 milhões, conforme Moisés. As declarações foram feitas durante palestra sobre os 10 meses de governo na solenidade comemorativa aos 50 anos da Casa Maçônica Jerônimo Coelho. Ele fez a primeira denúncia sobre o assunto na reunião com integrantes de missão especial que participou de eventos na Europa. O Sindifisco emitiu uma nota depois disso, contestando a declaração.


Inteligentes

Curitiba é uma das seis cidades mais inteligentes do mundo com o Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação para levar o desenvolvimento sustentável para toda a cidade. A capital foi finalista do World Smart City Awards 2019, maior premiação de cidades inteligentes do mundo. A cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta-feira (20/11), em Barcelona (Espanha), durante o Smart City Expo World Congress, fórum internacional de cidades inteligentes que vai até esta quinta (21/11). O World Smart City Awards reconhece projetos pioneiros, ideias e estratégias que promovam o desenvolvimento urbano. Governos inteligentes, cidades também. Isso é fato incontestável.