• Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Dança das cadeiras

O prefeito Tomazini – PSDB, esta semana usou a sua caneta, e exonerou a engenheira Schéliga Monia Foitt Poltronieri, do cargo de Diretora de Planejamento Estratégico Urbano, na Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo.


Dança das cadeiras II

Acredito que a engenheira Schéliga pediu exoneração, pelo simples motivo de o prefeito Tomazini não ter cumprido a promessa de campanha, quando na época, fez um acordo com a classe de engenheiros e arquitetos, garantindo que iria corrigir o salário da classe, através de uma reforma administrativa.


Dança das cadeiras III

Mas na hora “h”, amarelou, ou ouviu algum assessor sem noção – só pode ser isso. Com isso Tomazini, perdeu um dos melhores quadros. Schéliga é servidora efetiva e tem competência inclusive para assumir a própria secretaria de planeamento.


Dança das cadeiras IV

E na rádio corredor, a notícia quente é que o secretário de planejamento, Cássio Zschoerper, também estaria na corda bamba. E isso só não aconteceu, por até o momento o prefeito não encontrou um substituto.


Dança das cadeiras V

Agora é com você doutor Tirso, que como vereador também defendia o planejamento, a não ser que sua caneta esteja vazia, ou ainda, só tem uma caneta e fica com o titular. Sem falar que pelo Plano 1000, a cidade vai receber R$ 85 milhões, e precisa de projetos para gastar essa grana toda!


Falando em cadeiras...

A Secretaria de Educação de São Bento do Sul, recebeu ontem 110 cadeiras de escritório giratórias com rodinhas que serão destinadas para as escolas. Conforme ressalta o secretário municipal de educação, Josias Terres, “estamos fazendo aquisições em todas as áreas para a educação, desde administrativa até a pedagógica, de infraestrutura, tecnológica entre outras. As escolas precisam ser ambientes acolhedores com condições satisfatórias de trabalho também para os servidores e essas cadeiras giratórias vem para somar”, disse Josias. Soube que já tem gente com ciúmes, e também quer uma cadeira com rodinhas e giratória.


Ladrão arrependido

O meliante que furtou um item de decoração de Natal, na Praça Jardim dos Imigrantes. Se arrependeu e deixou a peça em frente à porta da Prefeitura e a equipe do Departamento de Turismo já o recolheu e instalou o item no seu devido lugar. Mesmo assim, como a peça se trata de patrimônio público, um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia e câmeras de monitoramento estão sendo analisadas para identificar a pessoa responsável pelo ato.


É tipo assim...

A bancada do MDB, aquela que está até o pescoço no governo de Carlos Moisés, não esconde mais de ninguém que pretende estar no projeto de reeleição de Moisés. Isso já foi até assimilado por figuras que pretendem enfrentar o governador – ou, no mínimo, estar em outro projeto. O que se diz na bancada é que ainda não está fechada a equação para esse apoio. Mas o governador prefere se filiar no tal - Avante. É o fim da picada!


Mas por

Outro lado o ex-deputado federal, Mauro Mariani – MDB, parece que vestiu novamente a jaqueta que ganhou do saudoso Luiz Henrique da Silveira, um dos últimos grandes estrategistas políticos de SC. E com o aprendizado que recebeu de LHS, Mariani trabalha nos bastidores, para levar o seu fiel escudeiro, o senador Dário Berger, para o PSB de Claudio Vignatti. E se essa estratégia der certo, e Lula se eleger tendo Geraldo Alckmin de vice e também no PSB. Como diz meu amigo Marco Viliczinski, Mariani “vai ficar gigante”.


Preocupação

Em Rio Negrinho, de 28 de dezembro até ontem, 39 pessoas foram detectadas com a doença. O dado chama a atenção porque no mês de dezembro, entre os dias 1° e 27, 7 casos foram confirmados – em 1° de dezembro havia 5920 casos confirmados e no dia 27, 5927. Dezembro começou com 9 casos em tratamento; no dia 27 havia apenas um. De dia 28 a 30 foram 8. De 31 de dezembro a 3 de janeiro eram 14 e hoje (05) são 41. Nenhum está na UTI.


Preocupação II

Desde a última semana os números da Covid-19 em Campo Alegre estão aumentando, os atendimentos no Hospital São Luiz nesta semana triplicaram em relação à última semana, por isso pedimos a todos, paciência pois os atendimentos podem demorar mais, devido a demanda. Estamos enfrentando no Brasil todo além da Covid-19, uma variante da gripe Influenza a H3N2, então os sintomas podem se confundir. É importante procurar atendimento médico se você está com sintomas, mas também é muito importante cumprir o isolamento se você testou positivo ou está com suspeita aguardando resultado do exame.


Preocupação III

Em Papanduva, a secretaria de saúde, emitiu um alerta sobre o aumento dos casos de Covid e da influenza. “Diante do aumento de casos de #Covid19, a Secretaria de Saúde emitiu um alerta à população para que as medidas de prevenção sejam reforçadas. Neste momento em que há grande circulação de pessoas é importante seguir as recomendações” ressalta o prefeito Luiz Henrique Saliba, que também é médico. ⠀


Preocupação IV

Já aqui em São Bento do Sul, até ontem nada foi divulgado pela secretaria de saúde, sobre o aumento dos casos de Covid e síndrome gripal. Mas continua sendo divulgado diariamente o boletim sobre o Coronavírus. Até ontem, em resumo, havia apenas um caso suspeito de Covid, além de 05 casos em observação de síndrome gripal. Os leitos de UTI não estão ocupados.


Preocupação V

A Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) emitiu um novo boletim sobre a situação da Covid-19 em Santa Catarina no fim da tarde desta terça-feira (4). Com um aumento exponencial de casos e estimativas graves para os próximos dias, os números alertam para uma atenção redobrada com o vírus após as festas de fim de ano. Segundo a análise do professor e pesquisador da Covid-19 da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Fabrício Menegon, o aumento de casos já é observado desde a semana do Natal, e em vários Estados do país.