• Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Silêncio!

Depois de muito ti-ti-ti, disque me disque, pressão de vereadores, parece que os secretários de saúde e obras de São Bento do Sul, ainda podem permanecer nos cargos. Se isso realmente se confirmar, tanto Carmen Binotto da saúde, como Jairson Sabino das obras, sairão fortalecidos. Até porque o silêncio do prefeito Tomazini é ensurdecedor.


Mas no caso

De a secretária de saúde ser mesmo exonerada, um nome que cresce estaria e estaria cotado para assumir a pasta é o da atual diretora, Rejane Michelle Pscheidt Foitte. Mas na rádio corredor, a informação é de que Tomazini não quer essa nomeação. O estranho é que ela foi um dos primeiros cargos de confiança que o prefeito nomeou.


“Indicado”

Numa conversa entre dois colegas de ACISBS, um deles perguntou para Ismar Becker, se ele aceitaria ser o novo secretário de saúde, acaso fosse convidado pelo prefeito Tomazini. E não é que ele respondeu que sim. Ismar é membro do Conselho Municipal de Saúde, e corre nos bastidores que ele tem dado muito pitaco para Carmen Binotto. Morro e não vejo tudo!


Pré-candidatos

Na reunião do PSD, que aconteceu na segunda-feira, em Florianópolis, com a presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, a vereadora e presidente da Câmara de São Bento do Sul, Carla Hofmann, foi citada como um dos nomes que representaria as mulheres, na região do Planalto Norte para concorrer a deputada estadual.


Pré-candidatos II

Corre nos bastidores que um grupo de empresários e amigos têm sugerido que o empresário Frank Bollmann – PP, dispute uma vaga de deputado estadual. Bom, o homem é empreendedor, preside uma das maiores empresas do país, a Tuper, sem falar que já foi prefeito. Sem demérito a nenhum dos demais pretensos pré-candidatos, tem um currículo invejável.


Congelante!

Ainda falando sobre Frank Bollmann, parece que recentemente numa audiência com o prefeito Tomazini, o clima da conversa entre os dois, foi, digamos, bem fria. Tanto é que nem a máquina fotográfica funcionou, até porque eu não vi nenhuma foto do episódio ‘climático’. Segundo os fofoqueiros de plantão, parecia mesmo que a conversa estava acontecendo ao livre na Sibéria. Alguns até juram que viram a Frozen por lá. O povo malda né – rsrsrsrsr.



Idosos

O vice-prefeito de Rio Negrinho, Pablo Ribeiro – PL, esteve nesta terça-feira visitando os moradores do conjunto habitacional de idosos Meu Cantinho, no Bairro Vista Alegre. Pablo e a equipe da Secretaria de Habitação foram recepcionados pelos moradores com um café. Os idosos puderam conversar com o vice-prefeito, que ouviu as demandas dos moradores.


IBGE

Cerca de 3.767 residências serão visitadas em Campo Alegre e 11 recenseadores serão contratados para atuar no município. Os representantes do IBGE fizeram uma apresentação sobre a organização e preparação ao Censo Demográfico, inicialmente previsto para o ano passado, mas suspenso devido à pandemia do coronavírus. Trata-se do mais completo levantamento feito no território nacional e está previsto para o próximo ano.


IBGE II

Conforme dados do instituto, cerca de 3.767 residências serão visitadas em Campo Alegre e 11 recenseadores serão contratados para atuar no município. A chefe da agência regional do IBGE em Joinville, Talita Schröder, destacou que o questionário básico terá 15 itens a serem respondidos pela população. No entanto, outro levantamento que ocorre em paralelo é mais completo e tem 75 itens. Este segundo questionário será respondido por apenas 10% dos entrevistados.


Amunesc

O prefeito de Itapoá, Marlon Neuber – PL, foi escolhido pelos demais prefeitos para presidir a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), a partir de fevereiro de 2022. Marlon Neuber tem 44 anos e foi reeleito prefeito de Itapoá nas eleições de 2020. O futuro presidente agradeceu o apoio dos colegas prefeitos integrantes da entidade e disse que irá fazer uma gestão que vai seguir os avanços conquistados pela atual diretoria.


Amunesc II

“Não se vive um município isoladamente. Temos que viver ​numa​ região cada vez mais integrada, com os prefeitos participando das decisões. Vamos juntar as experiências somadas na Amunesc. Vou dar continuidade ao trabalho que está sendo realizado, aumentando a capacidade de ação em benefício à comunidade da nossa região”, disse o presidente eleito.


União Brasil

O novo partido, resultado da união entre o PSL e o DEM, será lançado oficialmente nesta quinta-feira, em Curitiba. O partido terá a maior bancada da Assembleia Legislativa do Paraná. Em números nacionais, o União Brasil detém 545 prefeituras, cinco governos estaduais, oito senadores e 82 deputados federais. O ex-presidente nacional do PSL, deputado federal pernambucano Luciano Bivar, preside o novo partido. Aqui em São Bento do Sul, o partido tem dois vereadores, Paulo Zwiefka e Hélio Alves.


De fato, só um!

Em Santa Catarina, mesmo a esta altura do campeonato – faltando pouco mais de 10 meses para as eleições, na realidade só existe um pré-candidato a governador, trata-se do senador Jorginho Mello, que vem há anos construindo seu projeto no PL (ex-PR), agregando e ganhando terreno.


Muitos e nenhum!

Nos demais partidos de proa, “vários” nomes à mesa, o que significa que, por enquanto, os partidos não têm ninguém para sentar à mesa, conversar, articular, negociar e liderar o processo. E isso vale para o MDB, o PSD, o PSDB e o PP, só pra ficar nos maiores partidos.


Sicredi

Esta semana em Papanduva, o Sicredi inaugurou uma nova agência, que fica na antiga sede do então Banco Besc, que foi totalmente reformada. Com isso a cidade passa a ter mais uma opção de banco de crédito cooperativo, gerando mais empregos e renda, o que proporciona mais qualidade de vida aos papanduvenses.


Sicredi II

O Sicredi tem mais de 5 milhões de associados, está presente em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal e possui 2 mil agências distribuídas em 108 cooperativas. Tem mais de 30,1 mil colaboradores e pelo 9º ano consecutivo ficou entre as Melhores Empresas para se Trabalhar segundo a revista Você S/A, pelo sétimo ano consecutivo figurou no ranking Melhores & Maiores da revista Exame e em 2020 foi a 2ª instituição com maior liberação de crédito rural. A unidade de Papanduva está localizada na esquina da Rua Nereu Ramos com a Rua Sérgio Glevinski (antigo endereço da Câmara Municipal e do Besc).