• Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Extinção de cargos

Na sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, as discussões foram sobre a extinção dos cargos de auxiliar de serviços e auxiliar de serviços gerais e a consequente terceirização desses cargos.


Extinção de cargos II

Na ocasião o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de São Bento do Sul e Região, Edemilson Benedito de Assis, o Mafra e o advogado do Sindicato Fernando Mallon, se manifestaram contra a extinção. Para Mafra, isso vai enfraquecer o serviço público, já Mallon diz que ao contrário do que o executivo defende, não haverá redução de gastos, “sem falar que o IPRESBS, vai deixar de arrecadar pelo menos R$ 16 mil mensais.


Extinção de cargos III

Já a líder do prefeito Tomazini, vereadora e advogada Terezinha Dybas – PSDB, explicou que na próxima sessão trará mais dados que servirão de argumentos para essa extinção. Então agora a extinção ou não, ficará a cargo dos vereadores, que são soberanos em suas decisões e votos.


Moção

Também na mesma sessão foi aprovada a Moção de Repúdio de autoria dos vereadores, Patrick Vicente – Cidadania e Terezinha Dybas – PSDB, endereçada ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, pela forma equivocada e que tem prejudicado as pessoas que precisam do órgão, com espera e dificuldade que encontram para marcar atendimentos nas agências do mesmo em São Bento do Sul e região do Planalto Norte Catarinense. Também foi aprovada uma Moção de Aplausos pelos 20 anos do PROERD.


E voltando

A falar sobre obras e serviços da secretaria de obras, o vereador Hélio Alves – DEM, voltou a cobrar da secretaria de obras, que realize obras urgentes nas estradas de Rio Natal, o vereador inclusive afirmou que veículos estão caindo nas crateras. A vereador Zuleica – PP, também disse que esteve fazendo um passeio de ônibus, e que os matos entram pelas janelas, quando passam em certas regiões.


Mas

O vereador Hélio, também aproveitou para dar uma alfinetada endereçada a alguns agricultores e colonos, que não roçam as frentes de seus terrenos. O vereador citou a lei 747 de 1996, que em seu art. 27, diz que “...Os moradores são responsáveis pela limpeza do passeio fronteiriço à sua residência”. Concordo plenamente com o vereador, pois muitos acham que “a mãe prefeitura”, é responsável por tudo. E daí, querem receber turistas no interior. Realmente, é o fim da picada! Ou melhor, para chegar em certas casas no interior, só mesmo fazendo uma “picada”.


E ainda


Sobre as “entranhas” do governo de Tomazini e Tirso, é a primeira vez que vejo que o próprio comando tucano, quer derrubar o seu secretário de obras, Jairson Sabino. Ontem ouvi na rádio corredor, de um penacho nobre, “que se o Sabino, não consegue administrar a secretaria, então que volte para a Câmara”. Eita!


Já sobre

A permanência da secretária de saúde, Carmen Binotto, a vereador Terezinha Dybas, me confirmou ontem que ela tinha sido exonerada, mas pediu para ficar até o final do ano. O que Terezinha e Carla Hofmann, não concordam. Mas isso tudo agora depende somente do prefeito Tomazini, que tem a caneta na mão. Mas para isso precisa ter coco roxo, tanto para exonerar de fato, a secretária de saúde, bem como, o secretário de obras, e outros mal acabados que não disseram a que vieram.


Enquanto isso

Em Rio Negrinho, o presidente da Câmara, Arlindo André da Cruz (Piska), participou na semana passada da inauguração das novas alas do hospital onde foram implantados o tomógrafo e o novo raio x digital. E aqui na Sucupira, um raio X ficou anos dentro de uma caixa. Mas agora dizem que está funcionando.


Agora no Centrão

E o presidente Jair Bolsonaro decidiu se filiar ao PL (Partido Liberal). O ato foi marcado para hoje às 10:30 em Brasília. A data foi definida em reunião do chefe do Executivo com Valdemar Costa Neto, presidente nacional do partido. Para quem execrava o Centrão, agora é um deles...