BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política


Revogada

Os vereadores de São Bento do Sul, revogaram a lei municipal de número 3900 de 2018, que dispunha sobre as edificações a serem construídas, reformadas e ampliadas nos imóveis localizados na Zona Comercial Histórica de São Bento do Sul (ZCH), conforme definição do Código Municipal de Zoneamento, excetuando-se os imóveis tombados.


Revogada II

Na referida lei, as construções novas, por exemplo, tinham que ser feitas em alvenaria, madeira ou mistas (madeira e alvenaria), sendo vedado o uso de concreto ou estruturas metálicas aparentes e ainda qualquer revestimento que não seja madeira, pedra, emboço de argamassa.


Revogada III

E ainda dispunha sobre a sua conservação e manutenção, entre outras obrigações, que estava a substituição de materiais danificados empregados na edificação de forma isolada, devendo ser substituído por material idêntico seja em tamanho, tipo, modelo e pintura. Caso não seja respeitada a presente definição, será considerado reforma para fins desta lei.


Revogada IV

Outra obrigação era de que as paredes externas poderiam ter no máximo 50% (cinquenta por cento) da área de cada fachada em vidro, por pavimento, incluindo-se para esse cômputo o somatório das portas e janelas...


Revogada V

Agora segundo as explicações do prefeito Tomazini e com o aval da assessoria jurídica da Câmara, as obrigações de conservação e de manutenção do patrimônio histórico e arquitetônico, fica por conta das determinações legais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - ISPHAN e a Fundação Catarinense de Cultura -FCC, e tudo isso delegado ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico – COMPAH.


Revogada VI

Então tá, tudo como era dantes no castelo de Abrantes. E isso sem audiência pública, muitos menos foi ouvido o Conselho das Cidades.


Enquanto

Isso em Rio Negrinho o prefeito Caio Treml – PL, autorizou o pagamento de R$ 1.934.401,03, onde quitou as dívidas referentes aos processos envolvendo proprietários e herdeiros do Casarão Zipperer. O processo se arrastava desde 1998 e os valores foram pagos na semana passada. E tudo isso para preservar o histórico Casarão Zipperer, que remete ao início da cidade, onde residiam os proprietários da então Móveis Cimo. E tudo para preservar a história.


Firme e forte

E a secretária de saúde de São Bento do Sul, Carmen Binotto, aquela mesma que os vereadores da base e outros tucanos de penacho nobre tinham pedido a sua cabeça, esta semana e de braços dados como prefeito Tomazini, foi visitar os postos de saúde, toda pomposa, bem vestida e tranquila.


Firme e forte II

E parece que logo, logo, vou ter que morder a língua e escrever “perderam playboys”. Agora só falta ela participar do programa do Ismar Becker, o conselheiro do coração de Carmen. Ou estou enganado!


Pré-candidatos

Sobre os pré-candidatos, no caso de Silvio Dreveck - PP, ele decidiu convidar o prefeito de Papanduva, Luiz Henrique Saliba – PP, para compor a chapa – Silvio federal e Saliba estadual.


Pré-candidatos II

Mas Silvio não deveria primeiro ter ouvido o partido em São Bento do Sul, que tem pelo menos 55 mil votos. Sem falar que poderia levar a tiracolo, nomes como, por exemplo, o jovem Rodrigo Vargas, que já tem visualização estadual dentro do PP Jovem, para a vaga a estadual.


Pré-candidatos III

Claro, que Saliba estará navegando num universo de pelo menos, 100 mil eleitores, se somar os municípios de Papanduva, Monte Castelo, Mafra, Itaiópolis, Major Vieira, Três Barras, Canoinhas.


Pré-candidatos

Ou então Silvio não quis ir contra os nomes de outros possíveis pré-candidatos, numa coligação branca, com Carla Hofmann ou Ismar Becker do PSD ou ainda, Dr. Tirso do PSDB, sem falar de outros que devem aparecer.


Dona Francisca

Finalmente saiu o resultado da empresa vencedora da licitação para pavimentação da Estrada Dona Francisca, foi a construtora - Maahs Concreto e Areia, única empresa participante da licitação.


Dona Francisca II

As obras irão cobrir um trecho de 1,1 km, pavimentados em concreto, para garantir mais resistência e durabilidade, pois na via existe o tráfego pesado de caminhões. Serão investidos R$ 1.725.018,99, sendo os recursos do próprio caixa da Prefeitura. O processo segue, agora, para homologação, com a publicação oficial nesta sexta-feira (12). A previsão é que o contrato e a ordem de serviço sejam assinados na semana que vem.


Dona Francisca III

Depois do resultado, algumas pessoas acharam estranho somente uma empresa ter participado. Bom meus amigos, a licitação foi pública e dentro da legalidade.


Dona Francisca IV

E agora, a Princesa de Joinville - Francisca Carolina Joana Carlota Leopoldina Romana Xavier de Paula Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga, já pode descansar em seu túmulo ​em​ paz. E também o radialista Elimar Passig, ilustre morador daquela via, já pode pedalar sua bike.


Legislativo

Com a presença do prefeito de São Bento do Sul, Antonio Tomazini, o Secretário da Educação Josias Terres, o Chefe de Gabinete José Dorival Dums, o Assessor de Governo Luiz Antonio Novaski e vários professores da rede municipal de ensino. Além da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos, os vereadores aprovaram na sessão desta quinta-feira, importantes projetos de leis. Um deles em pauta, foi o que concede aos professores do ensino fundamental dos anos finais a regência de classe de 20%.