BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Não foi a água

De acordo com a direção do Samae de Rio Negrinho, exames com amostragem de 10% dos pacientes atendidos no hospital, conforme o protocolo, foram realizados nos Laboratórios LACEN e no Laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo e apontam que o surto de mal estar (diarreia) em centenas de rio-negrinhenses no início de setembro não foi causado pela água. O Secretário de Saúde, Rafael Schroeder, destacou também que um dos casos foi provocado pelo norovírus.


Então

Como dizia minha avó, foi um “andaço”, por que essa merda de diarreia levou centenas de pessoas aos hospitais, inclusive eu em Papanduva, Itaiópolis, Monte Castelo, Canoinhas, São Bento do Sul, Mafra e outras paragens do Planalto Norte. Ou então nosso ar está poluído.


E para descontrair

Ano passado ouvi uma piada – que depois da pandemia viria uma coisa ainda pior, a síndrome da caganeira. Rssss


Cortou

E a Caixa Econômica Federal, mais uma vez cortou os repasses financeiros para o término das obras do Loteamento Santa Fé, em São Bento do Sul. Se bem me lembro isso é de um tal de Bolsonaro. O mesmo cortou também os recursos das 16 ruas.


Preocupação

E ontem ouvi nos corredores da prefeitura de São Bento do Sul, de que o ano que vem, devido ao rombo no governo de Bolsonaro, as coisas tendem a piorar para as prefeituras.


Mas

Já em relação ao governo de Carlos Moisés, os sorrisos eram grandes e de dentes brancos. Pois o homem está de cofre cheio.


Denúncia/fake

Parece que querem puxar o tapete do diretor do Detru, Eduardo Pcheidt. Ontem recebi uma denúncia de que ele havia cancelado um aviso de irregularidade no estacionamento rotativo. Hoje recebi um print de que o aviso continua valendo. Pois um motorista disse ao diretor que havia acionado o rotativo, portanto, não caberia o aviso, mas o ligeiro não havia acionado.


Denúncia/fake

Parece que o diretor agora terá que ficar com o olho e ouvido abertos, pois esse ‘vazamento’, poderia estar saindo do próprio Detru. Ou ainda, não acreditar nos “amigos”, que ligam para ele.


Recursos

Os vereadores da Câmara de São Bento do Sul, capitaneada pela presidente Carla Hofmann, estiveram reunidos com a diretoria do Hospital Sagrada Família. Na pauta a formação de uma comissão consultiva formada pela sociedade civil, com o objetivo de repassar R$ 200 mil, da economia dos repasses recebidos do orçamento do Legislativo de 2021. Isso seria feito em novembro.


Cortejada

O cortejo partidário à vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) tem se intensificado nas últimas semanas. Ela tem recebido convites inclusive para ser cabeça de chapa em 2022, espaço ofertado, por exemplo, pelo Patriota e pelo Avante. Outras legendas têm tentado atrair Daniela para a disputa proporcional, com candidatura à Alesc ou à Câmara Federal, como o Podemos e o Progressistas, e outras siglas. A vice-governadora segue avaliando o cenário e ainda não definiu seu futuro político-partidário.


Rejeitado

A Câmara Federal rejeitou a PEC que previa mudanças no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); texto do deputado Paulo Magalhães que foi rejeitado previa que cinco integrantes do CNMP seriam indicados ou eleitos pelo Legislativo, enquanto atualmente são dois.


Em Brasília

O prefeito de Rio Negrinho, Caio Treml – PL, foi à Brasília às pressas, para tratar de repasse de recursos para o município. É o conhecido – raspa de tacho.