BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política


Outubro rosa

A presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, advogada e vereadora, Carla Hofmann – PSD, lançou esta semana a campanha Outubro Rosa – “Doe Lenços, Doe Alegria”. Os objetivos deste ano será a doação de lenços e turbantes que serão destinados à pacientes diagnosticadas com Câncer.


Outubro rosa II

Os lenços podem ser entregues até o final do mês na recepção da Câmara de Vereadores ou ainda em pontos de coleta parceiros: Athena Calçados e Marlisa Ópticas no Shopping Zipperer. A campanha merece elogios ao legislativo são-bentense. A Câmara de São Bento também foi a primeira da região, a criar Procuradoria da Mulher, seguida por Rio Negrinho.


Outubro rosa III

A advogada e vereadora papanduvense, Mariângela Silveira Senna (MDB) realizará no mês de outubro, a doação de seu salário como parlamentar para a realização de exames de prevenção ao câncer de mama e saúde da mulher, cumprindo uma intenção assumida durante campanha para as eleições de 2020, de destinar à área da saúde da mulher os salários dos meses de outubro de todos os anos de sua legislatura para tantos exames quanto o valor recebido alcance realizar.


Outubro rosa IV Mariângela esteve em reunião com a Secretária de Saúde e ficou combinado a realização de 56 exames para mulheres que já estavam com a indicação e cadastradas, aguardando a realização dos exames. Os exames serão agendados pelo Município e realizados em Canoinhas. "Fico extremamente feliz em poder contribuir com essa pequena parcela na prevenção de doenças como o câncer de mama, pois, sabe-se pela literatura médica que se detectado na fase inicial, a chance de cura é acima de 95%. Outro exemplo que merece elogios.


Outubro rosa V

E aproveitando o outubro rosa, a advogada Vívian De Gann, do Movimento “OAB com a sua cara”, foi anunciada nesta quarta-feira (6) como a primeira mulher pré-candidata à Presidência da OAB/SC. Natural de Florianópolis, Vívian tem 37 anos, advoga na área trabalhista e é vice-presidente da Comissão Estadual de Integridade e Governança da Seccional catarinense.


Outubro rosa VI

Ela foi escolhida após uma consulta inédita do movimento junto a advogados e advogadas de todo o Estado. O lançamento foi feito pela internet e contou com a participação de lideranças de diversas subseções, e também do ex-presidente Tullo Cavallazzi Filho, um dos principais apoiadores do movimento.


Outubro rosa VII

“Eu aceitei essa missão porque conheço e sei os desafios diários dos profissionais autônomos, dos pequenos e médios escritórios, dos jovens advogados e advogadas, de todos que, com muito sacrifício, estão firmes nessa caminhada”, disse a advogada”. “O momento é de renovação!


Outubro rosa IX

O Senado Federal, aprovou dia 30 de setembro de 2021, o projeto que institui a Política Nacional de Informações Estatísticas Relacionadas à Violência contra a Mulher (Pnainfo). A finalidade é reunir, organizar, sistematizar e disponibilizar dados e informações sobre todos os tipos de violência praticados contra as mulheres. O registro unificado será composto por dados administrativos, serviços especializados de atendimento às mulheres em situação de violência e políticas públicas da área.


Outubro rosa X

Além da dimensão do problema, as estatísticas poderão dar melhor suporte ao Ministério Público, ajudando os promotores de justiça a direcionar estratégias de prevenção e enfrentamento aos crimes em questão. A votação da proposta foi simbólica e agora segue para sanção presidencial.