BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

A tal da representação

Não podemos negar que o deputado Silvio Dreveck – PP, que hoje representa a região como suplente, tem trabalhado para a revitalização das vias no Planalto Norte, entre elas a SC-477, que liga Papanduva/Major Vieira/Canoinhas, além da SC-418 principalmente no esperado trevo de acesso à Avenida dos Imigrantes. Bem como, o trecho da Serra Dona Francisca.


A tal da representação II

Mas mesmo sendo deputado há mais de 13 anos, os governos não deram muita atenção para a nossa região. Nesse tempo até aconteceu a revitalização da rodovia dos móveis.


A tal da representação III

Mas últimas obras importantes, aconteceram graças pelo esforço do então secretário de infraestrutura, Mauro Mariani, o elevado da Oxford, em São Bento do Sul, a pavimentação até Bateias em Campo Alegre, e as rodovias entre Rio Negrinho até Volta Grande e a conclusão da SC-477, entre Papanduva até Dr. Pedrinho.


A tal da representação IV

Mas convenhamos, ainda nossa região tem muito pouca atenção, se levarmos em conta regiões como o vale do Itajaí, médio e alta vale e claro, o Oeste e o meio Oeste.


A tal da representação V

E a explicação é simples, a falta de representação na Assembleia e Câmara Federal. Temos pelo menos 300 mil eleitores entre Campo Alegre e Porto União, que somam 14 municípios.


A tal da representação VI

Nos últimos 34 anos, tivemos apenas dois deputados federais, Alexandre Puzyna em 1987 e Mauro Mariani em 2007, com três mandatos, e também foi deputado estadual. Depois disso tivemos Antônio Aguiar e o próprio Silvio Dreveck, com três mandatos e que não conseguiu se reeleger nas últimas eleições, e hoje assumiu como suplente. É muito pouco.


A tal da representação VII

Claro, que sempre aparecem os paraquedistas por aí, trazendo aquelas emendas para fazer fotos com prefeitos e vereadores, somente para dizer que fizeram alguma coisa para a região. Mas uma grande obra, como por exemplo, um contorno em Rio Negrinho, ‘nadica’ nenhuma. E isso que estamos falando somente da infraestrutura.


A tal da representação VIII

E a um ano das eleições, novamente uma meia dúzia de mal acabados, se lançam como candidatos, mas todos sabem que a maioria quer testar as urnas, para na realidade buscar se eleger para as prefeituras.