BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Amém

A vereadora Carla Hofmann – PSD, recebeu ontem em seu gabinete, a visita do padre Phábio Bosco, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Oxford. Na pauta, detalhes para acertar uma parceria.

Amém II

Torço para que a visita do padre também possa ungir os edis para nos representar bem. E parar de dizer amém para o executivo.

Inova Planalto

Aconteceu nesta quarta-feira, em Rio Negrinho, ocorreu o Encontro Regional pela Inovação – Movimento Inova Planalto. O evento visa a sensibilização do ecossistema regional para o Pacto pela Inovação do Planalto Norte de Santa Catarina, promovido pela união dos três municípios da microrregião, Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho.

Inova Planalto II

Entre os principais temas do evento estavam a apresentação da política de inovação de Santa Catarina, a aliança entre os prefeitos da microrregião, além do chamamento para novos parceiros a ser feito pelos representantes de empresas e instituições de ciência e tecnologia.

Inova Planalto III

Entre outras autoridades, estavam presentes: a Prefeita de Campo Alegre, Alice Grosskopf. Prefeito de São Bento do Sul Antonio Tomazini. Representando o Prefeito de Rio Negrinho, o vice Pablo Ribeiro. Deputada Estadual Paulinha, Diretor de Inovacao/SC, Moris Kohl e os vereadores(as) são-bentenses Carla Hofmann, Angelo Ronei Pechinski e Terezinha Dybas.

Inova Planalto IV

Lembrando que o prefeito de Rio Negrinho, Caio Treml – PL, não compareceu. E sabemos por que, pois um prefeito que proíbe a divulgação de notícias para a imprensa, nem poderia participar de um evento de inovação. Seria o fim da picada!

Reforma eleitoral

O plenário da Câmara aprovou ontem, em primeiro turno, o texto-base de PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de reforma eleitoral que prevê o retorno de coligações partidárias em eleições proporcionais a partir do ano que vem. Foram 339 votos a favor do texto-base, 123 contra e cinco abstenções. O mínimo necessário era de 308 votos a favor.

Sem distritão

Em acordo construído entre líderes partidários em plenário, a aplicação do modelo chamado "distritão" a partir das próximas eleições foi rejeitada. A retirada desse trecho específico da proposta foi por meio da votação de um destaque. Neste ponto, 423 deputados votaram pela exclusão do distritão enquanto 35 queriam que ele continuasse no texto.

Coligações

Já o retorno das coligações foi confirmado por 333 votos a favor e 149 contra, com quatro abstenções.