BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Questionamentos

Surgiram alguns questionamentos jurídicos sobre o mandado de segurança impetrado pelo sindicato dos servidores de São Bento do Sul, e que foi aceito em seu caráter liminar. Ou seja, o julgador decidiu pela recepção do mandado de segurança, e determinou que os salários não fossem cortados até a decisão final sobre o mérito (isso ocorreu na última quinta-feira).


Questionamentos II

Oras, se a decisão do TCE-SC não tem impacto direto, se o Legislativo ainda discute o tema e se o Judiciário já determinou que os salários não fossem cortados desde o dia 29/07, como cortaram o salário dos funcionários no último dia 30/07. Quem autorizou esse corte. Quem do RH ou da Secretária da ADM executou esse corte sem respaldo legal. O Gabinete está ciente disso.


Questionamentos III

A prefeitura de SBS mandou um projeto de lei para os vereadores, solicitando a revogação da lei que aprova a correção da inflação nos salários (lei válida desde FEV/2021). No entanto, esse projeto ainda se encontra em discussão (não se aumenta ou corta salários sem lei aprovada).


Questionamentos IV

Mas com questionamentos ou não, os servidores terão de volta o reajuste cortado, através de uma folha suplementar.


Perguntar não ofende

Se o prefeito de Rio Negrinho, Caio Treml – PL proibiu que a sua assessoria de imprensa divulgue e ou envie notícias para os jornais e rádios, então por que cargas d'águas, continua pagando com o dinheiro público dois servidores comissionados no departamento de assessoria de imprensa. Que economia é essa cara pálida. Com a palavra os senhores vereadores e o Ministério Público.


Quem sabe!

Quem anda circulando bastante pela prefeitura de Campo Alegre é a já conhecida Eleonora Bahr, agora resta saber se ela vai compor o quadro de secretários ou se tem algum que não está dando conta do recado e ela está tendo que fazer o trabalho. Talvez ocupar a pasta que ela já comandou por anos, vamos esperar. É esperar para conferir!


Plano Diretor

E novamente a vereadora Carla Hofmann – PSD, voltou a questionar e cobrar a adequação do Plano Diretor. É claro que existirão os prós e contras. Mas é urgente que se faça, sob pena de ficarmos léguas e léguas atrás dos municípios vizinhos que estão recebendo muitos investimentos.


16 ruas

Sobre as 16 ruas, que agora são 11 e que pela demora do início continuam zero, ainda os moradores continuam na expectativa. Essa Caixa Econômica é o fim da picada!


Caso Sabino

A Câmara criou uma comissão composta pelos vereadores Dr. Darlan, Chicão e Hélio Alves, para acompanhar o processo de investigação contra o secretário de obras Jairson Sabino. A pergunta que fica é a seguinte, por que ela mesma a Câmara não investiga.


Homens na linha

A administração de Tomazini e Tirso, com a atuação do delegado de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), Fábio Estuqui, e do secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum, querem através do Projeto Refletir, o qual consiste em reunir, semanalmente, homens com histórico de agressão às mulheres para reuniões de conscientização.


Vacinação

Estão abertos desde ontem em São Bento do Sul, o cadastro para a vacina contra a Covid-19 às pessoas com 32 anos ou mais. O cadastro é somente online pelo site vacina.saobentodosul.sc.gov.br e a data para a pessoa ser vacinada é agendada conforme as doses disponíveis pelo município.


Vacinação II

Santa Catarina alcançou a marca de 100% da população estimada dos grupos prioritários com a primeira dose da vacina contra à Covid-19. São mais de 2 milhões de pessoas que já estão com o seu esquema vacinal iniciado. É o que apontam os dados do Vacinômetro do governo do Estado nesta segunda-feira (2). Já com a segunda dose são 1.271.313 catarinenses, dos grupos prioritários, que estão totalmente imunizados e receberam ou as duas doses da vacina ou a dose única até às 18h, desta segunda.

Apoio aos conselheiros

O deputado federal Hélio Costa visitou nesta segunda-feira (02) o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o desembargador Ricardo Roesler. Na conversa, a atuação do Poder Judiciário nos últimos anos, os desdobramentos da pandemia e as ações futuras no Estado. No encontro, o deputado pediu o apoio do TJ nas causas que envolvem os conselhos tutelares dos municípios catarinenses. “Eles são órgãos que precisam de ajuda e mais estrutura para desenvolver o trabalho que é brilhante e de alto risco. O Poder Judiciário, que costuma colaborar com as entidades públicas, poderá ser um grande parceiro dos conselhos que carecem de equipamentos”, disse o parlamentar.