BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Polêmica

Hoje a coisa promete na Câmara de Campo Alegre. A oposição fará denúncia sobre supostamente a merenda escolar que estaria vencida, teria sido jogada fora ao invés de ser distribuída para os alunos. Em plena pandemia com gente passando fome. Bolacha, trigo e leite.


Esperando

Já em São Bento do Sul, as leis e a burocracia não ajudam em nada. Aqui na cidade, um empresário está esperando uma licença para reformar a fachada de um hotel, mas aguarda sentado, sem respostas, pelo menos até sexta-feira.


Hotelaria

Um dos setores mais impactados pela pandemia, a hotelaria tem amargado uma sequência de resultados negativos desde o início das restrições impostas pelo poder público. Em Santa Catarina, um exemplo é a taxa de ocupação de junho, divulgada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Grande Florianópolis (SHRBS). Comparando com 2019, quando o segmento operava em sua plenitude, o período fechou com percentual negativo de 34%.


Hotelaria II

Para Estanislau Bresolin, presidente da entidade, é impossível prever como os estabelecimentos que sobrevivem continuarão na ativa. “Cada caso é tratado isoladamente devido às suas particularidades, mas o certo é que todos estão enfrentando um enorme prejuízo”, ressalta.


Falando em cidades

Em São Francisco do Sul, são lindas as pinturas de imóveis tombados pelo patrimônio histórico. Mas aqui em São Bento do Sul, é proibido pintar e embelezar com qualquer cor. Quem decide é uma lei municipal, bem incoerente e sem sentido.


A resposta

Do secretário de planejamento, de São Bento do Sul, de que o protesto não faz com que a Caixa libere os recursos para o início da pavimentação das 16 ruas, deixou muitos perplexos. Sugiro então, que o prefeito, o vice, os secretários e os vereadores vão até a superintendência da Caixa e também façam o seu protesto.


Candidatos

E continua pipocando pretensos candidatos a deputado estadual no Planalto Norte. Luiz Henrique Saliba – PP, prefeito de Papanduva, Vilmar Grosskopf – MDB, ex-prefeito e atual vereador de Campo Alegre, Beto Passos -PSD, prefeito de Canoinhas e Júlio Ronconi – PSDB, ex-prefeito de Rio Negrinho, Magno Bollmann – PP, ex-prefeito de São Bento do Sul. Isso sem falar de Silvio Dreveck, que ainda não decidiu se sai a estadual ou federal. E ainda os paraquedistas.


Vacinação

Até o presente momento São Bento do Sul já aplicou 33.919 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 26.621 em primeira dose e 7.298. Em Rio Negrinho, segundo o Boletim, foram vacinados em primeira dose 46,5% e em segunda dose 13,1% da população. Em Campo Alegre 5.546 foram vacinados, sendo 4.180 em primeira dose e 1.366 em segunda dose.

Vacinação II

Nesta segunda-feira (5), a Secretaria de Saúde de São Bento do Sul abriu o cadastro para a vacina contra a Covid-19 às pessoas com mais de 43 anos. O cadastro é somente online pelo site vacina.saobentodosul.sc.gov.br

Antes de fazer o cadastro a pessoa que nunca consultou pelo SUS ou que está há mais de dois anos sem consultar pelo SUS na unidade de saúde deve procurar o posto mais próximo para fazer ou atualizar o cadastro. Para isso é necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência e o Cartão SUS (caso a pessoa possua). Sem este cadastro não será possível agendar a vacina.

A data para a pessoa ser vacinada é agendada conforme as doses disponíveis pelo município.