top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Sem papel

A presidente da Câmara de São Bento do Sul, Carla Hofmann, anuncia que vai implantar o projeto “Papel 0”, sem uso de papel nos trâmites dos processos legislativos e outros procedimentos.


Melhora na internet

Carla também anunciou que vai melhorar o sinal de internet dentro do prédio do legislativo. Já estava sem tempo. “Elementar meu caro Watson” - pois sem papel e com o atual sinal de internet, o legislativo ficaria mudo.


Melhora na internet II

No prédio da prefeitura, aquele mesmo está caindo aos pedaços e amarrado com cabos de aço, não tem sinal de internet, acredito que desde que foi inventada a internet. Se o contribuinte precisa acessar, ele vai lá fora na calçada e depois volta conversar sobre seus problemas.


Placar

E parece que o secretário de obras venceu a parada contra os 48 servidores que se rebelaram e pediram a sua saída. Então esse é o placar, por enquanto - Secretário de Obras 1 X 0 Servidores Descontentes.


Placar II

Ficou no mesmo placar da secretária de saúde, 1 X 0 contra o fogo amigo. E nesse jogo, o prefeito põe o time em campo, treina, apita, e encerra o jogo.


Indicação

O vereador Adriano Reinhardt – PP, falou sobre sua indicação que solicita providências quanto ao lixo dispensado nas proximidades da Praça Centenário. Segundo ele, antes havia uma caçamba de lixo para o depósito do lixo, porém após um acidente, a mesma foi retirada do local e não foi mais reposta. Adriano relembrou ainda os protocolos de segurança contra a Covid-19.


PPA

A vereadora Terezinha Dybas – PSDB, falou sobre o Plano Plurianual, que deve ir à votação na próxima sessão da Câmara, afirmando que alguns vereadores já estão se reunindo para discutir os números do PPA, que devem servir de base para os próximos 4 anos da administração municipal. A vereadora também convidou a todos para assistirem a audiência pública da saúde que acontece neste dia 1º de julho às 15 horas, no plenário da Câmara, o qual também será transmitido ao vivo pelos canais da Câmara de Vereadores.


Falando em Câmaras

A Câmara de Santa Terezinha, está discutindo a criação de um projeto de lei, que inclua as emendas impositivas no orçamento do município. Com certeza um avanço, e que já acontece em algumas Câmaras do estado.


Falando em Câmaras II

Já os vereadores de Rio Negrinho, aprovaram um projeto de lei, que concede vários incentivos aos setores industrial, comercial e serviços.


Cooperativas

Durante a sessão desta segunda-feira, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, o coordenador do Núcleo Regional de Cooperativas da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), Uwe Storz, utilizou a Tribuna Livre Popular para apresentar alguns números do cooperativismo local, e também falar sobre o Dia de Cooperar, uma ação social promovida pelas cooperativas de crédito local.


Cooperativas II

Uwe citou que o Núcleo de Cooperativas foi fundado em 2020, e hoje conta com 6 cooperativas participantes, a Civia, Cresol, Sicoob, Sicredi, Unicred e Unimed. “Estas 6 cooperativas possuem um ativo de mais de R$ 630 milhões, e distribuíram cerca de R$ 16,6 milhões em sobras neste ano. São 19 postos de atendimento, que atendem cerca de 43 mil cooperados em São Bento, Campo Alegre e Rio Negrinho”, destacou.


Homenagem

A Câmara de Vereadores de Campo Alegre, prestou na semana anterior, uma singela homenagem ao ex-vereador Otávio Stominsky, que faleceu dias atrás. Durante a abertura dos trabalhos da sessão anterior, o presidente da Câmara, Tancredo Ronska, pediu um minuto de silêncio, antes da leitura dos projetos recebidos do Poder Executivo. Otávio Stominsky foi vereador por dois mandatos. Entre 1993 a 1996, ele foi 2º secretário. No mandato de 2005 a 2008, Otávio também foi 2º secretário. Ele foi vereador pelo MDB.

bottom of page