BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

A situação da pandemia

Um dos pedidos do prefeito Antonio Tomazini durante a reunião do comitê é para que seja intensificada a testagem de pacientes por parte do Sagrada Família. Atualmente, como explicou a médica responsável pelo monitoramento da Secretaria de Saúde, Andréia Duvoisin, todos os pacientes que procuram as centrais de Covid são testados, mas no caso do hospital, somente os que ficam internados são submetidos a testes.


A situação da pandemia II

Tomazini quer que todos os pacientes que passem a procurar o hospital com sintomas gripais sejam testados para Covid, inclusive diz que a Secretaria de Saúde vai repassar mais recursos para que o Sagrada Família possa ampliar o número de testes. “Temos que saber o real número de infectados”, destaca.


A situação da pandemia III

A médica Andréia Duvoisin também apresentou números referentes aos atendimentos em São Bento do Sul. Como se previa, o feriado de Corpus Christi fez aumentar os casos e acelerou as mortes. “Sempre depois de feriados temos esses picos nos casos”, destacou, sendo a maior parte pacientes com idade entre 20 e 60 anos.


A situação da pandemia IV

Segundo a secretária de Saúde, Carmen Binotto, nos dois centros de Covid de São Bento do Sul (Serra Alta e Vila 1º de Maio), de 1 de junho até quarta-feira, 1.776 pessoas foram atendidas. Devido à grande procura, Andréia ainda lembra que muitos dos profissionais da pasta também estão cansados.


A situação da pandemia V

A presidente da Câmara de Vereadores, Carla Hofmann, apresentou ao comitê o projeto de lei do vereador Paulo Zwiefka, o qual pretende liberar a prática esportiva no município. Carla explicou que na sessão de segunda-feira o tema vai para leitura em plenário, podendo ser votado nos próximos dias.


A situação da pandemia VI

Porém, para os integrantes do comitê não seria o momento de liberação dos esportes coletivos. O delegado regional, Odair Rogério Sobreira Xavier, diz que antes de se liberar as atividades esportivas deveria existir uma forma de saber com antecedência locais e horários para facilitar a fiscalização, assim como é necessário o cumprimento de todas as regras de segurança. “Para não virar bagunça como ocorre em algumas cidades da vizinhança”, disse.


Educação

O secretário de Educação, Josias Terres, também lembrou que toda a rede municipal já está pronta para receber de forma presencial na segunda-feira (21) as turmas maternais e no dia 28, as turmas dos berçários.


Resumindo

Os profissionais de saúde em São Bento do Sul, estão exatos; profissionais de saúde saindo da cidade para trabalhar em outras cidades; as UTIs no estado lotadas e em situação de emergência. E ainda querem liberar o esporte na cidade. Isso é muito preocupante.


Lactantes podem se vacinar

As mulheres que estão em fase de amamentação, chamadas lactantes, agora fazem parte do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina. O governador Carlos Moisés sancionou na manhã desta quinta-feira, 17, lei que coloca esse grupo entre as prioridades do processo de imunização no Estado. O projeto, de autoria do deputado estadual João Amin, foi aprovado nesta semana na Assembleia Legislativa (Alesc).


Polarização

O quadro é de polarização absoluta entre Jair Bolsonaro e Lula da Silva. Tanto na preferência do eleitorado e também nos altíssimos índices de rejeição.

A indicação de voto aponta empates técnicos em vários cenários, com a dupla oscilando entre 36% e 32% das intenções. Já a rejeição é emblemática. Bate na casa dos 50% para Bolsonaro e Lula da Silva. Apontou a Paraná Pesquisas.​