BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Cobrança

Os comandantes de penacho nobre do PP de São Bento do Sul, pelo que corre nos bastidores, não estão nada satisfeitos com os vereadores bonzinhos do partido, no tratamento ao governo de Tomazini. Realmente até parece que logo, logo, poderão até indicar alguns aliados de campanha. Os vereadores Zuleica e Chicão, dizem que isso tudo é em nome da ‘governabilidade’.


Covid em SBS

Em São Bento do Sul, a última atualização divulgada neste domingo, apontou mais um óbito por Covid-19. Trata-se de um homem de 59 anos, que faleceu no dia de 08 de maio, no Hospital e Maternidade Sagrada. Com isso já são 102 mortes pela doença. E também foram identificados mais 16 novos casos. Total de leitos de UTI ocupados: 12. Casos Confirmados: 6729 e Casos Recuperados: 6161.


Covid em SC

Há 910.222 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 876.626 estão recuperados e 19.540 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado neste domingo, 9 de maio. A Covid-19 causou 14.056 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,5%. Esses números representam um acréscimo de 23 óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 974 na quantidade de confirmados.


Apoio aos enfermeiros

A presidente da Câmara de São Bento do Sul, Carla Hofmann - PSD, participou de uma reunião em Rio Negrinho, com a presença dos presidentes Arlindo André da Cruz, o Piska – PP, de Rio Negrinho e de Campo Alegre, Tanncredo Ronska – PP. Na pauta, o apoio a classe dos enfermeiros, no sentido da formalização de uma moção para ser enviada ao Congresso Nacional, com o objetivo de garantir a tramitação do Projeto de Lei nº 2564/2020, que está protocolado no Senado. A pauta em questão trata do piso salarial para os profissionais da área de enfermagem.


Reajuste

Em Rio Negrinho, os servidores municipais ainda esperam uma resposta do prefeito Caio Treml – PL, sobre a questão do reajuste. Nos municípios de São Bento do Sul e Campo Alegre, os prefeitos já resolveram a questão. E olha, servidores desmotivados não é nada bom!


SOS Saúde

Um município comandado por dois médicos, como é o caso de São Bento do Sul, e você saber que uma pessoa identificada com sintomas graves e que apontam para o Covid, esperar uma semana para fazer um exame é o fim da picada. Sem falar que existe um dinheiro repassado pelo governo federal para o enfrentamento a pandemia, que os gestores da saúde parecem não conseguir gastar.


SOS Saúde II

Eu particularmente sugiro que a Fundação Municipal de Saúde, repasse essa grana para o Hospital Sagrada Família, para que o memo possa também realizar exames, e também exames de raio X. Posso estar errado, mas alguma coisa precisa ser feita, e urgente.


A volta de Moisés

Como eu já havia previsto, o governador Carlos Moisés (sem partido), após ser salvo por 6 votos a favor do impeachment e 4 contra, gastou a tinta de sua caneta e renomeou todos os secretários que a vice-governadora Daniela Reinehr tinha nomeado. Guerra é guerra!


A volta de Moisés II

Em entrevista no ponto a ponto do jornalista Prisco Paraíso, o governador afirmou que sim, o PSDB também deve fazer parte do governo, como hoje já estão o MDB, PP. E agora até o PT já sonha com uma vaguinha.


A volta de Moisés III

Penso que o PP de Silvio Dreveck e o MDB de Dário e Antídio Lunelli, e talvez o PSDB de Vicente Caropreso, tenham que dar muitas explicações sobre os R$ 33 milhões dos respiradores.


A volta de Moisés IV

Como votaram os julgadores

Contra o afastamento definitivo:

Deputado Marcos Vieira (PSDB) – Não

Deputado José Milton Scheffer (PP) – Não

Deputado Valdir Cobalchini (MDB) – Não

Deputado Fabiano da Luz (PT) – Não

A favor do afastamento definitivo

Desembargadora Rosane Portela Wolff (relatora) – Sim

Desembargador Luiz Zanelato – Sim

Desembargadora Sônia Maria Schmidt – Sim

Desembargador Roberto Pacheco – Sim

Desembargador Luiz Fornerolli – Sim

Deputado Laércio Schuster (PSB) – sim