BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

CIRANDA POLÍTICA

Casos dos médicos

Notícias de bastidores dão conta que dois causídicos envolvidos nas defesas de dois importantes e oposicionistas médicos políticos, estiveram conversando. Na pauta, uma proposta de uma trégua. Como a proposta partiu de quem está no “ataque”, então no final das contas vai sair ganhando aquele que está na defesa, e que parece, tinha razão. É, o tempo é implacável e o senhor da razão!

Tudo como dantes

“Tudo como dantes no quartel-general de Abrantes”. Tudo permanece como antes. A frase portuguesa sobredita tem origem curiosa. Deve-se ao período em que Portugal foi invadido pelo exército francês, por ordem de Napoleão, liderado pelo general Jean Junot. Antes de invadir Lisboa, conquistou o castelo de Abrantes, lugar militarmente estratégico, onde fica por alguns dias. Nesses dias, um emissário de Dom João VI lhe relatava “tudo como dantes no quartel-general de Abrantes”. Hoje, São Bento do Sul é a nossa Abrantes. Tudo como antes.

Tudo como dantes II

Pois sim, utilizo um pouco de história. Na administração de Tomazini e Tirso, muitos projetos continuam paralisados, como dantes. Claro, que muitos deles por causa da morosidade normal das coisas públicas, e também devido a implacável e malvada burocracia.

Tudo como dantes III

Senão vejamos: O caso das 16 ruas, que agora são apenas 5. E sem prazo para iniciar de fato; o caso da construção da UPA, agora será necessário um novo projeto; a transpão, ainda esperando os licenciamentos ambientais; as ruas Augusto Wunderwald e a Estrada Dona Francisca, emperrada na justiça.

Rodoviária

E ainda no mesmo tom do tudo como dantes, os alcaides Tomazini e Tirso, descobriram no último minuto, que metade do prédio da rodoviária, onde chegam os ônibus, foi dado em um tipo de cessão de uso para o estado. Então me pergunto, por que cargas d´águas a prefeitura é obrigada a colocar nesta parte de responsabilidade do estado, servidores municipais pagam com o dinheiro dos impostos dos contribuintes do município, e ainda gastar para manter a manutenção.

Rodoviária II

E aproveito para concitar os senhores vereadores, os verdadeiros fiscais do dinheiro público, para que cobrem uma prestação de contas sobre o dinheiro das taxas de embarques cobrado dos passageiros, que é realizado DETER.

Papo firme

O prefeito Tomazini, durante entrevista no tal “Papo Reto da Gazeta”, informou em primeira mão, que vai solicitar um estudo para a construção de uma nova sede para a prefeitura, com a intenção de retirá-la do centro. Até aí tudo também concordo. Mas, não seria mais justo e correto com o dinheiro público, primeiro concluir as reformas do antigo prédio da Móveis Leopoldo, onde hoje está parte da administração.

Papo firme II

Pois essa “herança macabra” deixada pelo então prefeito Magno Bollmann, com aqueles escombros feiosos e horríveis, na parte de traz do referido prédio, bem no centro da bela São Bento do Sul, é uma vergonha. Sem falar que poderia abrigar muitos outros órgãos públicos.

Vacinômetro

conforme o painel de monitoramento de vacinação contra a Covid-19, a atualização nesta terça-feira (13) aponta que 818.651 catarinenses receberam a primeira dose e 236.647 completaram o ciclo vacinal. População de Santa Catarina é de 7,2 milhões, estima o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Isso representa 10% em SC. No total, 1.055.298 doses foram aplicadas em Santa Catarina. Em relação ao que já foi entregue para a SES (Secretaria de Estado da Saúde), restam 417.442 doses que ainda não foram aplicadas.

Vacinação da gripe

Devido ao quantitativo de lotes recebidos pelo Estado para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, São Bento do Sul vacinará nesta primeira semana, gestantes, puérperas e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade. A orientação foi repassada pela Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina aos municípios. No cronograma também estava incluído nesta primeira semana da campanha os profissionais da área de saúde, porém o grupo será incluído para receber a dose a partir do dia 19 de abril, conforme novas doses forem chegando. Seguindo o cronograma, as pessoas que estiverem na vez de se imunizarem podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima.

Cadê o R$ que estava aqui!

Por determinação da governadora Daniela Reinehr, o Governo do Estado estará empenhado em buscar e devolver para os cofres públicos os R$ 33 milhões pagos em um processo de compra de respiradores para Santa Catarina. Daniela pediu força máxima no caso e acionou a Procuradoria-Geral do Estado para avançar nas buscas pelos valores. Três procuradores foram nomeados para atuar exclusivamente nesta missão e intensificar o trabalho de resgate da quantia paga nos equipamentos.