• Vilmar Bueno, o ESPETO

CIRANDA POLÍTICA

Novo governo

E pela segunda vez Santa Catarina terá a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido), comandando a administração do estado por 120 dias. Espero que não seja mais dos mesmos. Principalmente nesse grave momento em que vivemos, com o avanço da pandemia.


Novo governo II

A vice-governadora Daniela Reinehr passou o sábado, 27 de março, trabalhando a partir da residência oficial, em Florianópolis, de onde estabeleceu remotamente as primeiras conversas para obter informações sobre a transição de liderança no Governo do Estado de Santa Catarina. A vice-governadora deve aguardar os detalhes da notificação do Tribunal Especial do Impeachment e as deliberações do governador para a transferência de cargo. Daniela se manifestará após cumpridas estas etapas, prestando os esclarecimentos e o planejamento das ações de governo.


Pacote pandemia

Prorrogação do prazo para pagamento das parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), da não aplicação do índice de correção nas faturas de água e coleta de lixo, além da antecipação do décimo terceiro salário aos servidores públicos municipais está entre as medidas anunciadas nesta sexta-feira (26), pelo prefeito de São Bento do Sul, Antonio Tomazini - PSDB. As ações fazem parte de um pacote de enfrentamento à pandemia da Covid-19, que tem afetado diretamente a renda de muitas pessoas.


Pacote pandemia II

No caso do décimo terceiro - De acordo com o prefeito, a antecipação da primeira parcela do décimo terceiro aos servidores pode estimular o comércio, ao ser beneficiado com os recursos extras circulando no município. Inicialmente com pagamento previsto para julho, agora o valor, cerca de R$ 4 milhões, deve ser depositado nas contas dos servidores até o fim de junho, um mês antes, portanto.


Páscoa

Parabéns a toda equipe da Fundação Cultural, da diretoria de turismo e dos voluntários que trabalham para tornar a Páscoa com essas lindas imagens que estão na Praça dos Imigrantes em São Bento do Sul. Principalmente nesse momento tão triste em que vivemos...É a prova que Jesus está presente em nossos corações.


Campanha

No sábado, 26, os assessores dos vereadores São-Bentenses foram para as ruas do bairro Bohemerwald, onde participaram da campanha de divulgação dos riscos da dengue e como prevenir a doença. Os assessores percorreram as ruas do bairro, entregando de porta em porta panfletos explicando como evitar a doença.


Campanha II

Segundo o assessor da vereadora Carla Hofmann, Vinicius Neumann, a ideia surgiu em uma conversa que teve com a agente de endemias da Vigilância Sanitária, Cleide Adriana Dias, a qual destacou que a população agora está preocupada apenas com a Covid, e não está se ligando que os casos de dengue estão aumentando na cidade.


Vacinação

Em Rio Negrinho, a secretaria de saúde aplicou 690 doses da vacina contra o Covid-19, em pessoas acima dos 70 anos. Foram atendidas nos bairros, São Rafael, Industrial Norte, Volta Grande e Posto Central.


Vacinação II

Com mais de 210 mil doses da vacina contra o coronavírus aplicadas na última semana, Santa Catarina mais que triplicou a velocidade da imunização. O número, que é uma comparação entre os boletins de 19 e 26 de março, representa um aumento de 3,7 vezes em relação ao ritmo anterior. O ganho de celeridade se deve à estratégia adotada pelo governador Carlos Moisés, de imunizar o máximo possível de catarinenses com a primeira dose, a fim de reduzir a incidência de casos graves de Covid-19. O Ministério da Saúde deu respaldo à iniciativa.


Dados

Há 795.391 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina, dos quais 755.946 estão recuperados e 28.963 permanecem em acompanhamento. O balanço foi divulgado neste domingo, 28. O novo coronavírus causou 10.482 óbitos no estado até esta data. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,32%.


Gravíssimo

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado, 27, os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo Coronavírus. O mapa aponta que todas as regiões do Estado se encontram em nível gravíssimo (cor vermelha) pela quinta semana consecutiva. Das 16 regiões, três receberam nota máxima em todos os quesitos analisados, o que apresenta uma piora em comparação a semana passada – quando apenas uma região, a do Extremo Sul, tinha todos os indicadores em vermelho.


Gravíssimo II

“De uma maneira geral, houve uma piora nos indicadores, principalmente no monitoramento e na transmissibilidade”, destacou a cientista de dados Bianca Vieira. As regiões mais graves foram consideradas o Alto Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí e Planalto Norte. A região Oeste, por sua vez, manteve o índice de transmissibilidade estável – o mesmo 2,5 da semana passada.



Convite

Notícias de bastidores dão conta de que o deputado estadual Silvio Dreveck – PP, convidou o prefeito de Papanduva, Luiz Henrique Saliba – PP, para compor uma dobradinha, Silvio federal e Saliba estadual. Pelo que se sabe, Saliba não disse sim, mas também não disse não. É esperar para conferir.