BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

CIRANDA POLÍTICA

Antecipação das férias

O secretário de educação de São Bento do Sul, Josias Terres, informou ontem que a decisão de antecipar as férias escolares nas escolas municipais, já foi discutida​s​ e aprovada pelo comitê de crise do Covid. Nos próximos dias será divulgado um calendário oficial sobre essa antecipação. ​"​Seria uma forma de contribuir com esse momento grave da pandemia, com a lotação das UTIs, e assim evitando mais contágios da Covid-19”, ressalta.


Rio Negrinho

O governador Carlos Moisés (sem partido), estará hoje pela manhã em Rio Negrinho. Vai conhecer e vistoriar as novas UTIs no hospital e conversar com o prefeito Caio Treml – PL.


Rio Negrinho II

O município de Rio Negrinho registrou até ontem mais três novas mortes por coronavírus nesta quinta-feira. Trata-se de um homem e de uma mulher, ambos de 54 anos, que estavam internados na Fundação Hospitalar e não resistiram, falecendo na madrugada de hoje. A outra vítima foi um homem de 55 anos que estava na ala de isolamento do hospital e faleceu no meio da tarde. Agora, com estes três óbitos, já são 40 vidas perdidas em decorrência da Covid.


Rio Negrinho III

Além disso, 12 novos casos foram contabilizados nesta quinta, todos resultados de exames feitos em laboratórios particulares. São 2.452 casos confirmados, 2.199 casos descartados e 2.188 pessoas recuperadas. 340 continuam em monitoramento, 224 em tratamento e há 221 casos suspeitos. A Fundação Hospitalar atendeu 119 pacientes nas últimas 24 horas, sendo 24 deles com sintomas respiratórios. Na ala de isolamento Covid estão internados sete mulheres e seis homens. Na UTI, até a publicação deste boletim, quatro dos cinco leitos disponíveis estavam ocupados.


São Bento do Sul

Em São Bento do Sul, o boletim oficial de ontem comunicou com pesar, mais um falecimento por covid-19, totalizando até o momento 58 óbitos. Trata-se de um homem com 71 anos, que faleceu hoje, 25 de março no Hospital e Maternidade Sagrada Família. Também foram identificados mais 70 novos casos. As 10 UTIs do Hospital Sagrada Família continuam lotadas.

Campo Alegre

Os dados divulgados ontem apontam mais cinco novos casos de Covid-19, três pacientes na UTI e três na enfermaria e um aguardando vaga na UTI.

Vacinação

Hoje devem chegar no estado mais 141 mil doses da vacina, e serão distribuídas para as regionais de saúde, para dar continuidade a vacinação das pessoas entre 70 e 74 anos e iniciar a vacinação nas pessoas entre 65 e 69 anos.


Online

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, desta quinta-feira, a primeira realizada de forma on-line na atual Legislatura devido ao decreto estadual que proíbe a realização de reuniões presenciais após as 19 horas.


Gratificação

Na ocasião os vereadores aprovaram o projeto de lei do executivo que concede gratificação temporária e transitória aos servidores que exercem atividades presenciais de enfrentamento, prevenção e combate ao coronavírus. Os servidores que estão trabalhando diretamente no combate ao Covid, receberão 10% no salário.


Lei/Covid

A vereadora Terezinha Dybas - PSDB, que destacou o projeto vindo do prefeito Tomazini, que vai endurecer as ações de combate à doença. “Temos que cuidar para que não tenhamos novamente um lockdown em nosso estado”, frisou a vereadora.


Elogios

O Luiz Neri, o magrão – PSDB, fez elogios ao secretário de Educação, Josias Terres, pela assinatura da Ordem de Serviço para a reforma da Escola Henrique Schwarz. Ele também destacou o trabalho que a Fundação Cultural está realizando na decoração da Páscoa. “Vamos festejar a Páscoa, mas sem esquecer os cuidados quanto à Pandemia, pois os casos estão aumentando muito em nossa região”, lembrou o vereador.


Preocupação

O vereador Adriano Reinhardt, o chicão – PP, afirmou que não adianta aumentar o número de leitos de UTI, sem ter os profissionais necessários para trabalhar no local. Ele também lembrou que a população precisa fazer a sua parte no combate à doença.


Voluntariado

A vereadora e presidente da Câmara de São Bento do Sul, Carla Hofmann – PSD, durante pronunciamento, destacou o trabalho que os assessores parlamentares farão neste sábado, juntamente com a equipe da Vigilância Sanitária, um trabalho voluntário de conscientização junto à população sobre o aumento nos casos de dengue em São Bento do Sul.


Dificuldades

Carla também falou da dificuldade enfrentada pelos comerciantes locais, principalmente donos de bares, restaurantes, hotéis e pousadas, que vem sofrendo com a perda de clientes por conta dos decretos do Governo do Estado, tanto que ela apresentou uma Indicação solicitando à Prefeitura que possa aliviar o pagamento dos tributos municipais às empresas afetadas pela pandemia. Carla ainda demonstrou solidariedade às famílias e amigos das 58 vítimas da Covid no município.


Parcelamento de tributos

A vereadora Carla Hofmann, recebeu nesta quarta-feira, alguns representantes proprietários de bares e restaurantes de São Bento do Sul, os quais solicitaram apoio quanto ao novo decreto estadual de combate ao Covid. Segundo as novas regras, esses comerciantes podem vender bebidas alcoólicas apenas até às 18 horas, mesmo podendo permanecer abertos até às 22 horas. Segundo os comerciantes, isso está fazendo com que os clientes deixem de frequentar seus estabelecimentos, e a queda no movimento chega aos 70%. Carla explicou que por ser um decreto estadual, o município não tem como flexibilizar, “mas me comprometi a entrar em contato com nossos representantes no governo do Estado e na Alesc para tentar amenizar essa situação”, afirmou.


Parcelamento de tributos II

Carla também deu entrada em uma indicação a qual solicita que a prefeitura encaminhe um Projeto de Lei que prorrogue por 18 meses todos os débitos referentes aos tributos municipais de empresas locais consideradas pelos decretos municipais relativos à pandemia como não essenciais, e que esses mesmos débitos, após vencer o prazo de 18 meses, possam ser parcelados em até 24 meses.


Parcelamento de tributos III

Segundo a vereadora, muitos estabelecimentos comerciais que precisam permanecer fechados aos finais de semana para reduzir a transmissão da Covid-19 estão sofrendo grandes prejuízos, e a prorrogação e parcelamento dos débitos municipais traria pelo menos um pouco de alívio a esses comerciantes.


Pavimentação

A prefeita Alice Grosskopf – MDB, esteve na comunidade de Avenquinha, acompanhando os trabalhos de medições topográficas que estão sendo realizados pelos próprios servidores do setor de planejamento da prefeitura. As ações fazem parte da fase inicial de elaboração de um projeto que será desenvolvido pela AMUNESC, e logo após, usado na busca de recursos para execução da pavimentação asfáltica que ligará o Centro e o distrito de Fragosos.